Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cidade

Período de poucas chuvas e a importância em não desperdiçar

Adotar algumas medidas é essencial para reduzir o consumo de água no cotidiano

Período de poucas chuvas e a importância em não desperdiçar
É importante a colaboração de todos para o uso consciente da água.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Indaiatuba, está há mais de 50 dias sem chuvas expressivas. Com isso, o Saae alerta a população sobre a importância do uso consciente e sem desperdícios da água, para manter a qualidade e volume dos cursos hídricos utilizados para tratamento.

Os dados do pluviômetro instalado na Estação de Tratamento de Água, ETA III, l no bairro Pimenta, registrou que o mês de julho teve uma precipitação de apenas 9,00 mm. A análise da somatória de janeiro a julho de 2023 revela um índice de precipitação baixa, totalizando 747,60 mm.

Ainda que o cenário aponte uma melhoria em comparação com o mesmo período de 2022 (625,90 mm), a autarquia ressalta a conscientização de todos sobre a importância da economia de água.

Indaiatuba possui um sistema de abastecimento bem estruturado, porém nesse período os mananciais enfrentam uma redução em sua vazão, sendo necessária medidas adicionais no tratamento de água para manter os parâmetros de qualidade dentro dos limites exigidos pela legislação, garantindo a potabilidade da água distribuída, e possui em seu Laboratório de Águas a certificação pelo INMETRO da ISO 17025, que é um sistema de gestão com o objetivo de promover a confiança na operação e atestar a competência técnica do laboratório na precisão, confiabilidade e alta qualidade nos resultados das análises.

Nesse contexto, é importante ressaltar o uso consciente da água por parte da população, que faz reduzir a captação de água bruta nos rios, tornando possível a diminuição da necessidade de recorrer a maiores quantidades de produtos químicos no processo de tratamento.

O Engenheiro Pedro Claudio Salla, superintendente do Saae, lembra da importância da economia de água por parte de todos.  Salla destaca que a conscientização sobre o consumo responsável garante um abastecimento contínuo para a população e reforça que a água distribuída pelo Saae é potável e própria para o consumo humano.

Dicas para economizar água

O Saae incentiva a adoção de práticas que economizem água, por exemplo, o uso de vassoura para limpar áreas externas, fechar torneiras ao escovar os dentes, evitar descargas desnecessárias e utilizar o vaso sanitário adequadamente. Além disso, tomar banhos mais curtos e eficientes, regar as plantas nos horários de menor evaporação, praticar a lavagem de louça conscientemente e consertar vazamentos são medidas essenciais para reduzir o consumo de água no cotidiano.

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!