Portal de Indaiatuba

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cultura

Arqueólogos encontram restos de cerâmicas na Barragem do Piraí

Descobertas devem ajudar a compreender costumes dos povos que moravam no lugar

Arqueólogos encontram restos de cerâmicas na Barragem do Piraí
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um sítio arqueológico foi encontrado na área onde será construída a Barragem do Piraí por arqueólogos que estão, desde o final de 2022, realizando um trabalho de campo no local. Foram encontrados fragmentos feitos à base de argila, como uma panela de barro e um cachimbo, metal, vidro e uma moeda que deve ser datada, dos meados do século 19. Os artefatos encontrados não interferem no andamento das obras da Barragem.

De acordo com o arqueólogo, Taiguara Francisco Aleixo da Silva, todo material encontrado é levado para análise e, em seguida, identificado e catalogado separadamente, o que configura a próxima etapa do trabalho. Com isso será possível relacionar as práticas cotidianas do período histórico da região e assim contribuir com o conhecimento cultural da população

Segundo a Superintendente do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI), Vanessa Kühl, representante do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), consta em contrato a realização da pesquisa e é uma exigência para o licenciamento ambiental de preservação do patrimônio histórico, referente ao sítio arqueológico.

“Consta em contrato a realização do Resgate Arqueológico e é uma exigência do licenciamento ambiental, e da autorização do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) conforme autorização do processo 01506.002349/2011-19, referente aos sítios arqueológicos”, esclarece a superintendente. Vanessa conta que também, faz parte das ações do CONIRPI, a realização, ainda sem data marcada, de visitas ao local com escolas, para que os alunos possam acompanhar e conhecer o procedimento feito pelos arqueólogos. Este trabalho não afeta a execução das obras, pois trata-se das áreas do entorno da Barragem, e só agrega valor ao nosso futuro reservatório.

Barragem do Piraí

Com previsão de iniciar as obras em 2023, a Barragem do Rio Piraí irá atender os municípios de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva, regularizando a vazão do manancial e garantindo sua captação durante o ano todo, inclusive nos períodos de estiagem. A obra conta com recursos financeiros dos Municípios e dos Governos Federal e Estadual.

A represa tem a capacidade de reservação para 9,7 bilhões/litros de água, sua extensão é de 3,5 quilômetros com a largura média de 450 metros e profundidade de 15 metros. Além de um espelho d´água de 1.823.960 m², área de Preservação Ambiental (APP) de 1.617.250 m², somando uma área total de 3.441.210 m². Já a Travessia tem uma extensão de 370 metros e a altura de 9,5 metros e o Dique com uma extensão de 700 metros e a altura de 9,5 metros.

 

LEIA TAMBÉM:
Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista acontece em Indaiatuba em março

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!