Portal de Indaiatuba

Quarta-feira, 24 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Região

Viracopos adere à iniciativa global para identificação de pessoas com necessidades ocultas no aeroporto

Todo o material informativo e de capacitação/treinamento será aplicado aos colaboradores que atuam no aeroporto

Viracopos adere à iniciativa global para identificação de pessoas com necessidades ocultas no aeroporto
Fotos: Isabella de Assis/Viracopos
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, que embora fique no município de Campinas, está a 10 minutos do centro de Indaiatuba, assinou nesta segunda-feira (10/07), o termo de adesão ao projeto mundial "Hidden Disabilities Sunflower Awareness", uma iniciativa colaborativa que proporciona uma jornada mais inclusiva aos passageiros que possuem algum tipo de deficiência oculta, como autismo, depressão, Alzheimer e TOC, entre outras.

O Hidden Disabilities (HD) Sunflower (Cordão Girassol) é um movimento global que visa familiarizar as pessoas com as deficiências invisíveis. Uma das várias iniciativas para fazer com que o público em geral possa ter conhecimento dessas doenças e seja capaz de identificá-las, foi a criação de um cordão de crachá (lanyard) com desenhos de girassóis, que se tornou o símbolo desta causa.

A ideia nasceu em 2016 no aeroporto de Gatwick, na Inglaterra, e até hoje já foi adotada por mais de 200 empresas com atuação na indústria da aviação civil. O evento em Viracopos teve a participação da fundadora do movimento, Ruth Rabet e da diretora da HD Sunflower para a América Latina, Flavia Callafange.

Com esta adesão, Viracopos terá acesso a todo o material informativo/divulgação e de capacitação/treinamento que deverá ser amplamente aplicado, inicialmente, aos colaboradores de todas as empresas e entidades que atuam no Terminal de Passageiros. O treinamento e capacitação especial dos colaboradores de Viracopos será realizada até o final deste semestre.

A partir da assinatura do termo de adesão hoje, a concessionária também implementará um cronograma de treinamento e capacitação de toda a comunidade aeroportuária, incluindo funcionários de órgãos públicos, companhias aéreas e lojistas. Após a conclusão do treinamento, o aeroporto vai disponibilizar gratuitamente os cordões aos passageiros que o solicitarem.

Importante destacar que o passageiro ou seus familiares também devem informar à companhia aérea que possuem alguma necessidade especial no ato da compra da passagem. 

Sobre o Projeto

O Hidden Disabilities Sunflower (Colar de Girassol) é uma ferramenta simples para alguém compartilhar voluntariamente que tem uma deficiência ou condição que pode não ser imediatamente aparente - e que pode precisar de ajuda, compreensão ou mais tempo nas lojas, no trabalho, no transporte, ou em espaços públicos.

Segundo a entidade, globalmente, 1 em cada 7 de nós vive com uma deficiência, ou seja, mais de 1.3 bilhão de pessoas vivem com uma deficiência oculta.

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!