Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cidade

Vacina contra meningite tipo C para adolescentes está disponível até fevereiro

Reforço é sugestão do Ministério da Saúde para ampliar a imunidade também de profissionais de saúde

Vacina contra meningite tipo C para adolescentes está disponível até fevereiro
Eliandro Figueira RIC/PMI
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, Indaiatuba já está disponibilizando mais uma dose de reforço contra a meningite tipo C em todos os adolescentes de 15 a 19 anos, além de profissionais de saúde, até o dia 28 de fevereiro. Os interessados podem comparecer na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da residência, das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. 

O objetivo é ampliar a imunidade desses dois grupos e otimizar a vacinação disponível em estoque. É obrigatório que o adolescente esteja portando sua documentação pessoal e o profissional de saúde um crachá, holerite ou carta de apresentação que comprove a atividade na área.

Sobre a meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção. Sete vacinas são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as UBS de Indaiatuba. São elas: BCG; pneumocócica 10-valente; pneumocócica 23-valente; pneumocócica 13-valente; meningocócica ACWY e meningocócica C, esta última disponível agora com mais uma dose de reforço para adolescentes de 15 a 19 anos e profissionais de saúde até 28 de fevereiro.

 

LEIA TAMBÉM:
Sucesso do Neurofeedback motiva psicóloga a empreender mais em Indaiatuba 

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!