Portal de Indaiatuba

Terça-feira, 22 de Abril de 2025
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Saúde

UniMAX inicia atendimento no Hub da Dengue de Indaiatuba com alunos da área da saúde

Usando estrutura da própria faculdade, o projeto combina suporte remoto a pacientes e experiência prática para estudantes

UniMAX inicia atendimento no Hub da Dengue de Indaiatuba com alunos da área da saúde
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Diante do aumento nos casos de dengue, o Centro Universitário Max Planck (UniMAX), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba (SP), iniciou nesta semana o atendimento do Hub da Dengue, um projeto inédito voltado para o telemonitoramento e suporte remoto a pacientes diagnosticados ou com suspeita da doença. A iniciativa busca desafogar os serviços presenciais e garantir um atendimento qualificado e humanizado.

“O Hub da Dengue é um reflexo do compromisso da UniMAX com a saúde pública e a formação dos nossos alunos, iniciado em 2010. A partir da atuação integrada de 8 cursos da área da saúde, estimamos realizar 500 atendimentos semanais, fortalecendo tanto o aprendizado quanto a resposta ao avanço da dengue em nossa cidade”, destaca a diretora geral do Centro Universitário Max Planck, Luciana Mori.

A cidade já registra mais de 4,2 mil casos confirmados com quatro óbitos relacionados à doença. A gravidade da situação em todo o país reforça a necessidade de ações emergenciais, como o Hub da Dengue, que integra o Plano Municipal de Contingência Contra a Dengue.

“Temos a confiança de que essa iniciativa vai otimizar a rede de saúde e ajudar na identificação precoce dos casos graves com a agilidade e atenção que o quadro requer. Para que tudo funcione, é essencial que a população atenda as ligações do número (19) 3885-9900”, explica a secretária de Saúde, Heloisa Salatino.

O Hub da Dengue conta com a participação de alunos dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia, Medicina e Educação Física. Os estudantes atuarão sob supervisão acadêmica de 16 professores, realizando acompanhamento remoto e auxiliando no diagnóstico precoce, monitoramento de sintomas e orientação sobre os cuidados necessários. Além disso, a equipe desenvolverá campanhas educativas para conscientização da população sobre a importância da prevenção e do atendimento adequado.

“O projeto de telemonitoramento é extremamente importante para a população, pois permite o acompanhamento contínuo dos sinais, sintomas e evolução dos pacientes com dengue confirmada ou suspeita. Isso ajuda a prevenir complicações que podem agravar o quadro clínico, garantindo uma resposta mais ágil e eficaz”, explica o coordenador do projeto e gestor do curso de Enfermagem da UniMAX, Alexandro Marcos Menegocio.

Para os alunos, a experiência no Hub da Dengue representa uma oportunidade significativa de aprendizado prático. “Além de realizarem a anamnese e coletarem informações sobre o histórico dos pacientes, os estudantes vivenciam na prática o papel da enfermagem e o processo de atendimento remoto, essencial na formação profissional”, complementa a supervisora do projeto e professora do curso de Enfermagem da UniMAX, Dienifer Mayara.

O Hub tem capacidade para receber até 30 alunos por dia, distribuídos entre os períodos da manhã e da tarde, cinco vezes por semana. Os alunos contam com a estrutura da faculdade, incluindo a área de Tecnologia da Informação, além de sistemas digitais para registro e monitoramento dos casos. O projeto é contínuo e será avaliado constantemente para ajustes e melhorias conforme a necessidade da comunidade.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!