Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cidade

Sinfônica de Indaiatuba inicia temporada oficial

Apresentação acontece nesta sexta-feira (10) e tem entrada gratuita.

Sinfônica de Indaiatuba inicia temporada oficial
FOTO: FELIPE GOMES
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Dando início a Temporada de Concertos 2023, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI) se apresenta nesta sexta-feira, 10 de março, na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei – Indaiatuba (SP), a partir das 20h. Para a estreia da temporada o repertório escolhido conta com obras de Mozart e Beethoven, grandes nomes da música clássica. A direção e a regência são do maestro Paulo de Paula e a entrada é gratuita.

A noite começará com La Clemenza di Tito, de Wolfgang Amadeus Mozart. Encomendada em 1791 para a coroação de Leopoldo II como rei da Boêmia, a obra foi a última ópera composta por Mozart, sendo produzida em menos de 20 dias. Ela é dividida em dois atos e tem como tema central retratar o imperador romano Tito como um soberano magnânimo e piedoso, descrição que bem representava o monarca à ser coroado.

Dando continuidade, o Concerto para violino e orquestra n°3, também de Mozart, será performado. A obra foi escrita quando o compositor tinha apenas 19 anos, durante um período de especial entusiasmo de Mozart com o instrumento. A peça é composta por três movimentos (Allegro, Adágio e Rondeau) e tem, naturalmente, o violino como instrumento de destaque. “A composição é uma conversa do pequeno instrumento de cordas com os outros da orquestra, e, para esse diálogo tão especial, convidamos o solista Davi Graton, um dos maiores violinistas de sua geração”, destaca o maestro Paulo de Paula.

Para fechar o evento, como já é tradição, a orquestra apresenta uma sinfonia de Ludwig van Beethoven. A escolhida foi a Sinfonia n°8 que é considerada a mais festiva dentro da dramaticidade explorada nas outras sinfonias do compositor. Seu último movimento apresenta trechos de grande contraste variando entre passagens intensas e outras de grande delicadeza. A obra é interpretada como uma homenagem ao mestre de Beethoven, Joseph Haydn, compositor austríaco, que ficou conhecido pelas doses de humor em seus trabalhos.

David Graton, violinista

CONVIDADO Em conjunto com a Sinfônica, se apresentará o violinista Davi Graton que é um dos fundadores da Camerata Fukuda, onde iniciou sua carreira como spalla (primeiro violinista da orquestra) – cargo que também ocupou na Sinfônica da USP (Universidade de São Paulo) durante 15 anos e na Orquestra Experimental de Repertório por 18 anos. Nos últimos 10 anos vem atuando como spalla associado da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), maior orquestra da América Latina, e integra o quarteto da mesma sinfônica. Venceu diversos concursos relacionados a música e já se apresentou como solista com as principais filarmônicas do Brasil. Além da Camerata Fukada, também é fundador do Trio São Paulo e Quarteto Pau-Brasil.

COMO ASSISTIR? Para conferir a apresentação recomenda-se chegar meia hora antes, pois a disponibilização dos lugares é por ordem de chegada.

O concerto é realizado pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e patrocinado pelas empresas ToyotaTuberfil e Plastek. A Sala Acrísio de Camargo fica no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), situado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, bairro Jardim Regina — Indaiatuba (SP).

SERVIÇO
Mozart e Beethoven – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Abertura Temporada 2023
Data: 10/03 l Horário: 20h
Entrada gratuita e por ordem de chegada
Local: Sala Acrísio de Camargo - Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina, Indaiatuba (SP) – MAPA AQUI 

Sobre a AMOJI
A AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Promove também o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que disponibiliza masterclasses para estudantes de música de todo o Brasil e uma programação cultural de concertos para a comunidade.

REDES SOCIAIS

Instagram orquestrasinfonicadeindaiatuba
Facebook orquestra.deindaiatuba

 

LEIA TAMBÉM:

Secretaria de Saúde divulga ações do Março Lilás, mês do combate ao câncer de colo de útero

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!