Portal de Indaiatuba

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cultura

Sinfônica de Indaiatuba encerra 2023 com obras de Giuseppe Verdi e Tchaikovsky

Concerto no próximo sábado (11) celebra ano histórico da Orquestra

Sinfônica de Indaiatuba encerra 2023 com obras de Giuseppe Verdi e Tchaikovsky
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba encerra a temporada 2023 no próximo dia 11 - Foto: Felipe Gomes/AMOJI
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI) encerra neste sábado, 11 de novembro, a Temporada Oficial de Concertos 2023. No repertório, a abertura da ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi, e a Quarta Sinfonia de Piotr Ilitch Tchaikovsky. O concerto tem início às 20 horas e acontece na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei) com entrada gratuita e por ordem de chegada.

Giuseppe Verdi foi um dos compositores de ópera mais importantes e influentes de toda história da música e suas obras revolucionaram a ópera no século 19. “A ópera Nabucco foi seu primeiro grande sucesso e é considerada uma espécie de manifesto político do compositor pela unificação da Itália e na luta contra os invasores, tanto que a melodia de Va Pensiero, presente nessa abertura, se tornaria posteriormente uma espécie de hino popular italiano”, destaca o maestro Paulo de Paula.

Piotr Ilyich Tchaikovsky escreveu um total de seis sinfonias, sendo que as três últimas são consideradas suas grandes obras sinfônicas. O russo é lembrado como um dos compositores que melhor conseguiu expressar, através de sua música, os sentimentos que vivenciava.

Quarta Sinfonia, por exemplo, foi composta durante um momento de grande crise pessoal. Nela se alternam momentos dramáticos com outras seções de grande leveza, representando o turbilhão de sentimentos que Tchaikovsky vivia enquanto compunha essa obra.

Temporada

Além dos concertos realizados no Ciaei, ao longo de 2023 a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba se apresentou em diversos bairros da cidade com a série Concertos na Comunidade, tornando a música clássica acessível a toda população.

Além disso, fez sua estreia no Festival de Inverno de Campos do Jordão, o mais importante da América Latina, e realizou sua primeira turnê regional, com o espetáculo E o Palhaço, tem Concerto? com participação do Palhaço Azevedo, personagem do músico Mauro Braga.

“Essa foi, para nós, uma temporada histórica, que colocou a Orquestra da nossa cidade entre as principais do Estado de São Paulo”, destaca o maestro. “Ao encerrarmos esse ano tão especial, só podemos agradecer a todos que tem apoiado nossas ações”.

O concerto de encerramento da Temporada 2023 tem realização da Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com patrocínio master da Toyota e patrocínios da Tuberfil e Plastek, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

PROGRAMA
Abertura da ópera Nabucco – Giuseppe Verdi (1813-1901)
Sinfonia n°4 em fá menor, op.36 – Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)
I – Andante sostenuto – Moderato com anima
II – Andantino in modo di canzona
III – Scherzo – Pizzicato ostinato (Allegro)
IV – Finale – Allegro com fuoco

Concerto de Encerramento da Temporada 2023

Com: Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Data:  11 de novembro
Horário: 20 horas 
Local: Sala Acrísio de Camargo
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina
Entrada gratuita e por ordem de chegada

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!