Portal de Indaiatuba

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cultura

Sinfônica de Indaiatuba divulga programação de 2023

Concerto geek e rock sinfônico integram a temporada deste ano, que ainda inclui turnê regional

Sinfônica de Indaiatuba divulga programação de 2023
Crédito fotos: Felipe Gomes
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI) lança oficialmente, nesta semana, a Temporada de Concertos 2023, que terá em sua programação mais de 20 apresentações ao longo do ano, com entrada gratuita. A abertura oficial acontece no dia 10 de março, com composições de Mozart e Beethoven e participação do solista convidado Davi Graton. O concerto será realizado na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, a partir das 20h.

Neste ano, serão duas séries principais: a Temporada no Teatro - voltada para obras sinfônicas e com um solista convidado a cada concerto - realizada no Ciaei. Já na Série Especial o foco será em um repertório mais popular, que permite a interação da orquestra com grupos de outros gêneros. Além da tradicional participação no Maio Musical — em que a Sinfônica se apresenta ao lado de um grande nome da música brasileira — também estão confirmados os concertos Rock Sinfônico, Geek Sinfônico e Woodstock Sinfônico. “Estes concertos têm o objetivo de fazer a orquestra chegar a diferentes públicos, inclusive àqueles que, talvez, nunca pensaram em ir a um concerto tradicional e, que acabam gostando tanto do que veem, que passam a frequentar também nossas apresentações no teatro”, destaca o maestro Paulo de Paula.

Em paralelo a essas séries, a programação conta ainda com o projeto Concertos na Comunidade, uma iniciativa que permite à OSI levar a música orquestral para diferentes bairros do município. As primeiras apresentações desta iniciativa foram realizadas no começo de fevereiro no Jardim Morada do Sol, Cidade Nova e Campo Bonito.

Repertório 

Composta por grandes obras do repertório sinfônico, a Temporada 2023 reforça o alto nível artístico alcançado pela OSI, que já figura entre as maiores sinfônicas do Estado de São Paulo. Ao longo de toda programação no Ciaei o público poderá conferir composições como: Sinfonia nº8 de Beethoven; Scheherazade, de Korsakov; Sinfonia Italiana, de Mendelssohn; Concerto para violoncelo de Saint-Saens com participação do solista Viktor Uzur; e obras brasileiras como a Bachiana 4, a abertura Il Guarany e a Santos Football Music, que reproduz uma partida de futebol. “Esta obra é bem interessante, já que inclui a participação do público”, destaca o maestro.

Turnê

Uma das novidades da Sinfônica em 2023 é a realização de uma turnê regional com o concerto E o Palhaço, tem concerto? encontro de duas artes, que mescla tropeços, tombos e caretas do Palhaço Azevedo (personagem do músico Mauro Braga) às obras de compositores como Mozart, Albinoni e Carlos Gomes, criando uma atmosfera lúdica e divertida para aproveitar em família. “Escolhemos esse concerto porque ele consegue apresentar a orquestra de um modo divertido, inteligente e sensível. É um espetáculo para todas as idades”, destaca o produtor cultural da Orquestra, Victor Lessa. Além de Indaiatuba, a turnê passará por Salto, Monte Mor, Jaguariúna, Itatiba, Elias Fausto e Itupeva.

EMIN

O Encontro Musical de Indaiatuba (EMin) chegou, em 2022, a sua terceira edição cumprindo o objetivo de tornar-se um festival de referência musical, tanto pelo nível dos professores, quanto pelo número de alunos participantes, e, seguindo a mesma linha, neste ano o desafio é tornar a experiência dos participantes, alunos, professores e comunidade, ainda melhor. Entre as novidades desta edição está a participação da Corporação Musical Villa-Lobos como parceira na realização do EMIn. “A Villa-Lobos é uma instituição irmã, já temos um histórico de cooperação e agora vamos trabalhar juntos também para a realização do EMIn”, destaca a organização.

Crédito: Felipe Gomes

 

Orquestra Jovem

Com foco em viabilizar que jovens instrumentistas da cidade aprofundem seu conhecimento musical por meio de práticas em grupo, desenvolvendo suas habilidades em instrumentos como violino, violoncelo, clarinete, saxofone, contrabaixo, flauta e viola clássica a Orquestra Jovem fará quatro concertos oficiais gratuitos, ao longo deste ano, com músicas eruditas e populares, a primeira apresentação acontece durante a programação do Maio Musical, no dia 16, às 20h, com participação da Orquestra de Violeiros de Indaiatuba.

Escola de Música

Na Escola de Música da Sinfônica Indaiatuba (EMOSI) os alunos fazem aulas de instrumento e participam dos grupos musicais, com a disponibilização dos instrumentos, em forma de empréstimo, para quem não possui ou que não tenha condições para adquirir. A EMOSI atua em quatro polos: Centro, Jardim Morada do Sol, Estação Itaici e Jardim Teotônio Vilela. A Escola de Música é uma instituição cultural viva que permite à Associação fazer parte da vida dos moradores de Indaiatuba. “Além das crianças e jovens, que estudam música gratuitamente, a escola tem como missão fomentar a cultura através da música, já que as famílias destas crianças e jovens passam a frequentar as aulas, os recitais e, também, os concertos da Orquestra Jovem e da Sinfônica”, pontua o produtor cultural.

Crédito: Felipe Gomes

 

Banda Marcial

Outro projeto que deve ganhar força este ano é a Banda Marcial, que foi idealizada pela secretária Municipal de Cultura, Tânia Castanho, e funciona na EMEB Profª Maria Benedicta Guimarães, no bairro Jardim Teotônio Vilela. Atualmente são 46 músicos, mas a perspectiva é que, até o final do ano este número suba para 92. As inscrições para as novas vagas devem ser abertas em breve.

Além das empresas Tuberfil e Plastek que em 2022 tornaram-se patrocinadoras, este ano, A AMOJI ganhou o reforço da Toyota, que também abraçou o projeto, tornando-se uma nova parceira. Outro ponto de grande relevância é a parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Cultura que tem possibilitado o avanço que a AMOJI e a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba têm tido. “Se hoje somos uma das principais instituições musicais do interior de São Paulo, sem dúvida, este apoio integral que recebemos da Prefeitura de Indaiatuba, por intermédio da Cultura, é essencial”, completa o maestro.

PROGRAMAÇÃO OSI – TEMPORADA 2023*

Março
Dia 10 – Abertura da Temporada (Ciaei)

Abril
Dia 01 – Música Fantástica (Ciaei)

Maio
(data à definir) - Maio Musical (Palco Externo)

Junho
Dias 2 e 3 - Concertos na Comunidade (local à definir)

Julho
Dia 7 – Festival de Inverno – Rock Sinfônico com Gambia Rock (Palco externo)
Dia 18 – Abertura EMIn (Ciaei)

Agosto
Dia 18 – Concerto Oficial (Ciaei)
Dia 26 – Festival de Rock – Woodstock Sinfônico com Superbad (Palco Externo)

Setembro
Dia 30 – Concerto Oficial (Ciaei)

Outubro
Dia 6 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (turnê regional)
Dia 7 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (turnê regional)
Dia 8 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (palco externo)
Dia 18 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (turnê regional)
Dia 19 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (turnê regional)
Dia 20 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (turnê regional)
Dia 21 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (turnê regional)
Dia 29 – Geek Sinfônico (palco externo)

Novembro
Dia 11 – Encerramento oficial da temporada (Ciaei)

Dezembro
Dias 01, 03 e 10 – Encantos de Natal (palco externo)

*Programação sujeita a alteração

 

LEIA TAMBÉM:
Drive Thru “Ajude o litoral” arrecadou mais de 5 toneladas de alimentos

 

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!