Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Saúde

Secretaria de Saúde contabiliza mais de 1.500 atendimentos

No município gestantes tem equipamentos públicos que cuidam desde o pré-natal até o pós-parto.

Secretaria de Saúde contabiliza mais de 1.500 atendimentos
216 mulheres grávidas foram atendidas em todo território de Indaiatuba no último sábado (13)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba divulgou balanço das ações realizadas em todas as unidades básicas de saúde no último sábado (13), no Dia D da Gestante. Ao todo 1.514 atendimentos foram realizados para 216 gestantes.

Os principais procedimentos realizados foram os de consultas de enfermagem, consultas médicas, consultas odontológicas, consultas com psicólogos, eletrocardiogramas, coleta do preventivo, testes rápidos de ISTs, acupunturas e aromaterapias.

Em Indaiatuba, diversos equipamentos públicos cuidam das gestantes, além das 17 unidades básicas de saúde, o Centro de Especialidades da Mulher e da Criança também faz atendimentos para este público e conta com ultrassom de imagem de alta tecnologia, sala de planejamento familiar, pré e pós-consulta ginecológica e pediátrica.

O Programa Nascer Bem, que foi criado em Indaiatuba em 1998, consiste em visitas hospitalares e atendimentos na sala de amamentação, localizada no Derefim, para todas as puérperas do município, com o objetivo de conscientizá-las e incentivá-las a amamentar e manter essa amamentação exclusiva até pelo menos os seis meses de vida da criança. A proposta do programa também é orientar os cuidados básicos do seu filho e agendar a primeira consulta do bebê com os serviços de saúde após alta hospitalar. Neste momento é agendado o Teste da Orelhinha, Pezinho e realizada a primeira vacina do bebê, a BCG.

Outra opção para gestantes é o curso gratuito ABC da Gestação, que tem por finalidade oferecer orientações e preparar a família para vivenciar e participar ativamente de todo o processo que envolve a maternidade, paternidade e planejamento familiar, promovendo saúde através da informação, desmistificando temas polêmicos, estabelecendo uma relação entre gestante e a rede de apoio da saúde pública, promovendo a relação com os profissionais da saúde e proporcionando uma fase de aprendizado e interação com outras gestantes para o compartilhamento de sentimentos e ideias. O ABC da Gestação está acontecendo semanalmente no Piano, no Jardim Morada do Sol e o próximo encontro está marcado para esta terça-feira (16) a partir das 19h.

Já no Hospital Dia, as gestantes contam com atendimentos médicos de especialidade para as gestantes que necessitam de avaliação especializada.

#PraTodosVerem: Foto colorida mostra mulher gestante deitada em uma maca de olhos fechadas recebendo o tratamento de acupuntura em uma unidade de saúde. Fim da descrição.

FONTE/CRÉDITOS: Foto Léo Cruz RIC/PMI
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!