Portal de Indaiatuba

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Saúde

Saúde Mental para pacientes com câncer de mama: entenda os benefícios do tratamento multidisciplinar

Estudos indicam que uma a cada quatro pacientes está mais vulnerável a desenvolver transtornos psicológicos após o diagnóstico.  

Saúde Mental para pacientes com câncer de mama: entenda os benefícios do tratamento multidisciplinar
Dr. José Márcio de Barros Figueiredo, diretor do Instituto do Câncer Brasil e especialista em câncer de mama
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Receber um diagnóstico de câncer é uma notícia impactante para qualquer pessoa, alterando a rotina, a alimentação e, claro, a saúde mental. De acordo com a Comissão de Estudos e Pesquisa da Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mulheres são mais suscetíveis a transtornos psicológicos, como depressão, após diagnóstico de câncer.
 
Por conta disso, além do combate à neoplasia, é importante visar um tratamento multidisciplinar e integral das pacientes. “Sabemos que o estado mental pode afetar o corpo, e levamos isso em consideração no tratamento de qualquer paciente. A Sociedade Brasileira de Mastologia estima que 70% das pacientes com câncer de mama se sentem sobrecarregadas e têm rejeição de seus parceiros durante o período de tratamento”,  ressalta o Dr. José Márcio de Barros Figueiredo, diretor do Instituto do Câncer Brasil e especialista em câncer de mama.
 
Tratamento Multidisciplinar Integral
 
Para proporcionar um tratamento efetivo contra o câncer e ainda promover a saúde completa dos pacientes, o Instituto do Câncer Brasil investe em ter profissionais de diferentes áreas da saúde disponíveis para seus pacientes, como médicos nutrólogos, cirurgiões, profissionais de nutrição e psicólogos.
 
“Tratar do câncer é tratar da pessoa. A alimentação e o estado mental são essenciais para a saúde de qualquer pessoa, e no paciente oncológico, precisam ser pilares do tratamento, tanto quanto a medicação ou cirurgia”,  explica Dra. Débora de Narde, médica nutróloga do ICB.
 
Outro fator importante para o tratamento bem-sucedido do câncer é o incentivo de práticas sociais com uma rede de apoio. Com profissionais da saúde especializados em oncologia, o ICB promove um ambiente que estimula o bem-estar de seus pacientes.


 
Sobre o Instituto do Câncer Brasil
 
O Instituto do Câncer Brasil é uma empresa especializada no atendimento e tratamento de oncologia por meio de implantação de estrutura clínica, cirúrgica e de radioterapia para tratamentos do câncer em hospitais, clínicas privadas e parcerias com o Sistema Único de Saúde (SUS).
  
Com sete unidades espalhadas pelos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a missão do ICB é democratizar o acesso ao atendimento oncológico de qualidade para todo o Brasil, colocando à disposição terapias inovadoras e de forma humanizada ao paciente.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!