O Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), entidade formada por empreendedores brasileiros há mais de três décadas, acaba de enviar a todos os congressistas brasileiros o posicionamento da entidade a respeito da flexibilização da “Lei Ficha Limpa”, em debate no Congresso Nacional.
Os empreendedores consideram que os Projetos de Lei em debate enfraquecem conquistas contempladas na Lei Complementar nº 135/2010 e anunciam “repúdio” ao movimento de congressistas que apoiam as alterações. No documento, o PNBE fala em “cenário preocupante” para o que a entidade considera “grave retrocesso”.
“Temos de nos manifestar para combater a ideia de que retrocessos são aceitos em nossa sociedade, ou que avanços legítimos podem ser desprezados em razão de interesses menores ou ainda que é normal e aceitável o Congresso Nacional atuar contra os princípios democráticos mais legítimos”, disse o primeiro coordenador do PNBE, Fabio Mortara.
Além dos deputados federais e senadores, estão recebendo o manifesto ...
O manifesto na íntegra:
MANIFESTO EM DEFESA DA LEI DA FICHA LIMPA
O PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais manifesta seu REPÚDIO às tentativas de enfraquecer a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010). Fruto da mobilização popular, essa legislação é essencial no combate à corrupção e na promoção da transparência.
Desde sua aprovação, a Lei da Ficha Limpa impede políticos condenados de disputarem eleições, fortalecendo a democracia. Qualquer alteração, especialmente com efeitos retroativos, representa um GRAVE RETROCESSO e ameaça o direito do povo a uma política ética.
Diante desse cenário preocupante, reafirmamos nosso forte compromisso com a defesa da Lei da Ficha Limpa. Seu enfraquecimento representaria um ataque direto aos valores democráticos e abriria espaço para a impunidade e a perpetuação da corrupção no Brasil.
A sociedade exige política limpa e representantes comprometidos com a ética. Diga não ao retrocesso. Defenda a Lei da Ficha Limpa!
São Paulo, 31 de março de 2025
PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
Sobre o PNBE
Fundado em junho de 1987, o PNBE é formado por empresários e empreendedores de todos os portes e ramos da atividade econômica, que lutam pelo fortalecimento da cidadania e aprofundamento da democracia nas diversas instâncias da nação (governos da União, estados, municípios), pela ética na política e amplo exercício dos direitos da cidadania no Brasil e pelo desenvolvimento econômico com justiça social e preservação ambiental.
O PNBE busca mobilizar a sociedade para construir um ambiente socialmente justo, economicamente forte e inclusivo, ambientalmente sustentável, democraticamente estável e eticamente respeitável, agindo dentro de um espaço democrático, apartidário, que apoia políticas públicas e projetos identificados com seus ideais, ao mesmo tempo em que combate os clientelistas, antiéticos, corporativos e ineficientes.
Comentários: