Portal de Indaiatuba

Segunda-feira, 07 de Julho de 2025
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Polícia

Operação da CPFL Piratininga flagra fraude de energia em Indaiatuba

Ação conjunta identificou irregularidades em duas unidades de centro automotivo da cidade

Operação da CPFL Piratininga flagra fraude de energia em Indaiatuba
Equipes da CPFL Piratininga flagraram ligações irregulares nas instalações
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
A CPFL Piratininga realizou, na segunda-feira (16), uma nova operação de combate a fraudes e furtos de energia elétrica em Indaiatuba. A ação ocorreu em duas unidades de um centro automotivo e contou com o apoio da Polícia Militar. Durante a inspeção, as equipes constataram desvios de energia, o que configurou adulteração no sistema de medição. Diante da irregularidade, os responsáveis foram encaminhados à delegacia, onde foi registrado boletim de ocorrência. 
 
Inspeções como essas têm sido intensificadas pela CPFL Piratininga, com o apoio das autoridades policiais, com o objetivo de coibir as ligações clandestinas e manipulações de medidores de energia. A companhia investe continuamente em tecnologias de monitoramento e detecção de fraudes, como o uso de inteligência artificial para orientar operações mais assertivas e sistemas de medição blindada para grandes clientes.     
Publicidade
     
Além de sobrecarregar as redes elétricas e deixar o sistema de distribuição vulnerável a interrupções no fornecimento, o furto de energia coloca vidas em risco devido à possibilidade de choques elétricos. Vale lembrar que fraudar ou furtar energia é crime, conforme o Código Penal, com pena de um a quatro anos de detenção.     
     
Fraudadores também são cobrados pelas tarifas referentes ao período em que ocorreu o furto, acrescidas da devida multa. Além disso, as fraudes e furtos podem encarecer a conta de energia para todos, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas "perdas comerciais" para a tarifa da distribuidora, durante as revisões tarifárias.     
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!