Portal de Indaiatuba

Segunda-feira, 07 de Julho de 2025
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Saúde

Inverno pode impactar os níveis de colesterol infantil

Endocrinologista pediátrico, o Dr. Miguel Liberato chama atenção para os hábitos alimentares durante essa época do ano

Inverno pode impactar os níveis de colesterol infantil
Miguel Liberato: "O inverno exige mais atenção, mas com hábitos saudáveis é possível atravessar a estação com a saúde das crianças em dia".
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com a chegada do inverno, as mudanças nos hábitos alimentares acabam sendo comuns. Esse é um dos motivos pelos quais o colesterol infantil tende a aumentar durante essa estação. Segundo o endocrinologista Dr. Miguel Liberato, isso ocorre porque, nos dias frios, há uma queda nas atividades físicas e um aumento no consumo de alimentos mais calóricos, ricos em gorduras e açúcares. “Com a chegada do inverno, nossa rotina e alimentação tendem a mudar, o que pode favorecer tanto o ganho de peso quanto à elevação dos níveis de colesterol”, afirma o especialista.
 
Ele ressalta que a dislipidemia – desequilíbrio nos níveis de colesterol e triglicerídeos – já atinge muitas crianças, e o problema pode se agravar nos meses frios, principalmente quando associado ao sedentarismo. “Muitas vezes, os pais não percebem que o colesterol pode estar alto, porque não há sintomas claros. Por isso, é importante manter uma rotina de exames e buscar orientação médica caso haja histórico familiar”, completa.
 
Para evitar complicações, o ideal é manter uma alimentação equilibrada, incentivar brincadeiras e exercícios mesmo dentro de casa e estar atento aos sinais do corpo. O inverno exige mais atenção, mas com hábitos saudáveis é possível atravessar a estação com a saúde das crianças em dia. "A alteração de colesterol em crianças vem aumentando substancialmente, estando relacionada ao estilo de vida mais sedentário, aumento da obesidade e erros alimentares. Além disso, temos que ficar atentos às condições que também levam à elevação do colesterol, como problemas nos rins e no fígado e até mesmo hipotireoidismo e uso de medicações como corticoide”, explica o médico.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!