Portal de Indaiatuba

Terça-feira, 25 de Marco de 2025
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cidade

Indaiatuba adota nova armadilha desenvolvida pelo Centro de Operações Contra a Dengue

PEMosq - Painel de Eliminação de Mosquitos adultos traz resultado excelente com baixo custo e baixa manutenção.

Indaiatuba adota nova armadilha desenvolvida pelo Centro de Operações Contra a Dengue
Painel de Eliminação de Mosquitos adultos sendo instalado em imóvel especial - Georgia Couto - Secom/PMI
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

ndaiatuba adota nova armadilha desenvolvida pelo Centro de Operações Contra a Dengue

PEMosq - Painel de Eliminação de Mosquitos adultos traz resultado excelente com baixo custo e baixa manutenção

Mais uma vez Indaiatuba inova no combate contra da transmissão da Dengue. Na semana passada foi implantada a armadilha PEMosq (Painel de Eliminação de Mosquitos) em um imóvel especial, onde há grande circulação de pessoas e transmissão registrada na localidade. O objetivo é conter a disseminação da doença, eliminando o mosquito adulto em menos de uma hora.  O método é considerado mais seguro para o meio ambiente, para as pessoas e insetos não alvos, como as abelhas, pois o inseticida impregnado não é dispersado no ar, não escorre ou evapora. A primeira aplicação aconteceu na região Central e seguirá para Morada do Sol e Parque Corolla.

A metodologia foi desenvolvida pelo Centro de Operações Contra a Dengue do município e consiste em um painel de isopor pintado de preto, impregnado com inseticida na formulação microencapsulado. Os testes da nova armadilha duraram mais de um ano e foram realizados no laboratório de entomologia do setor. “Com um baixo custo e baixa manutenção, nossa pesquisa gerou resultados surpreendentes na mortalidade de Aedes aegypti adulto”, comemorou o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Ulisses Bernardinetti.

“Pelos estudos aplicados conseguimos reproduzir um local atrativo para os mosquitos procurarem um local para descanso e se camuflar. A placa foi produzida em diversos tamanhos, por isso não altera o ambiente e passa despercebida pelas pessoas, mas para os mosquitos se tornam ambientes propícios para seu pouso. Poucos minutos são suficientes para infectar o mosquito adulto, que morrerá rapidamente”, explicou Bernardinetti.

A técnica será aplicada em imóveis com grande permanência e circulação de pessoas, chamados imóveis especiais, para manter baixa a infestação da forma adulta do mosquito Aedes aegypti, pois é nesta fase e nesta condição que há o favorecimento da disseminação de vírus. Ainda para este ano, está sendo planejado ampliar a técnica em um bairro controle e assim observar a supressão de mosquitos adultos em uma área de maior abrangência.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!