Portal de Indaiatuba

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025
Gabriel
Gabriel

Notícias Esportes

Governo do Brasil cria comitê para organizar Copa do Mundo Feminina de 2027

Medida foi oficializada por meio da Portaria Interministerial assinada pelo ministro do Esporte

Governo do Brasil cria comitê para organizar Copa do Mundo Feminina de 2027
Comitê reunirá 23 órgãos da administração pública federal, entre eles a Advocacia-Geral da União, os ministérios da Fazenda, Saúde, Educação, Transportes e Justiça e Segurança Pública. Foto: FIFA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério do Esporte será o responsável por coordenar o Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA 2027 (CGCOPA 2027) e o Grupo Executivo da Copa (GECOPA 2027), estruturas criadas pelo Governo do Brasil para organizar o torneio que terá o Brasil como sede. A medida foi oficializada nesta sexta-feira (12), em portaria interministerial assinada pelo ministro do Esporte, André Fufuca, e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, publicada no Diário Oficial da União.

Com a liderança do Ministério do Esporte, o CGCOPA reunirá 23 órgãos da administração pública federal, entre eles a Advocacia-Geral da União, os ministérios da Fazenda, Saúde, Educação, Transportes, Justiça e Segurança Pública, Igualdade Racial, Mulheres, Turismo, além do Gabinete de Segurança Institucional e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

"A Portaria estabelece uma estrutura de governança interministerial para assegurar o alinhamento e a cooperação entre os diversos órgãos da administração pública federal envolvidos na organização do evento. Teremos também a possibilidade de formação de câmaras temáticas temporárias, para tratar de assuntos específicos relacionados às atividades preparatórias, garantindo abordagem técnica e especializada", explica a secretária-executiva adjunta do Ministério do Esporte e coordenadora do Mundial, Cynthia Motta.

A pasta também ficará responsável pela Secretaria-Executiva tanto do CGCOPA quanto do GECOPA 2027, assegurando a articulação entre os órgãos e o acompanhamento sistemático das ações.

As reuniões do comitê ocorrerão de forma ordinária a cada seis meses, podendo ser convocadas de forma extraordinária pelo coordenador. Poderão ainda ser criadas câmaras temáticas temporárias para tratar de temas técnicos específicos, como segurança, infraestrutura, mobilidade, comunicação e turismo.

GRUPO EXECUTIVO - O GECOPA 2027, igualmente coordenado pelo Ministério do Esporte, será composto por nove ministérios e terá papel central na execução das estratégias, definindo metas e monitorando as ações em nível estratégico. Tanto o CGCOPA quanto o GECOPA terão prazo inicial de dois anos, prorrogável conforme a necessidade.

Segundo a portaria, a participação nos dois colegiados será considerada serviço público relevante e não haverá remuneração. Todas as deliberações serão publicadas em órgãos oficiais e também divulgadas pela internet.

"Com a criação desse comitê, estamos reforçando ainda mais o compromisso de organizar, de forma integrada, um dos maiores eventos esportivos do mundo, que terá o Brasil como sede — o primeiro país da América Latina — e promete deixar um legado social, cultural e esportivo para o país e para o povo brasileiro", conclui Cynthia Motta.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!