Portal de Indaiatuba

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cultura

Espetáculo premiado É Tudo Família! tem única apresentação em Indaiatuba

Peça é livremente inspirada no livro da alemã Alexandra Maxeiner e tem entrada franca

Espetáculo premiado É Tudo Família! tem única apresentação em Indaiatuba
Espetáculo venceu o prêmio de Melhor Espetáculo de Texto Adaptado pela Associação Paulista de Críticos de Artes - Foto: Maurici Chinaque
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Vencedor dos prêmios de Melhor Espetáculo de Texto Adaptado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Melhor Espetáculo Infantil e Texto Adaptado pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e indicado ao Prêmio Aplauso Brasil na categoria de Melhor Espetáculo para Público Infantil e Jovem, a peça É Tudo Família!, da produtora Catarsis Arte para Infância e Juventude, é atração na próxima sexta, 16 de junho, às 19h30, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano).

O espetáculo tem acessibilidade em Libras e a entrada é gratuita, com ingressos liberados para retirada uma hora antes da apresentação. A peça é baseada no livro homônimo de Alexandra Maxeiner e ilustrado por Anke Kuhl, e foi destaque de público e crítica em 2018. A realização é do Programa de Ação Cultural (ProAC Editais) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Depois do sucesso de Scaratuja, peça voltada à primeiríssima infância, a Catarsis aposta em uma nova adaptação para o público infantojuvenil e faz uma pergunta: o que é família? Davi, Lucas, Lucinha e Júlia têm 9 anos e apenas uma hora para dar esta resposta em forma de seminário, na frente da classe inteira e do professor (bem bravo).

Só que Davi tem uma irmã, um meio-irmão e duas meias-meias-irmãs; tem uma mãe e um meio-pai, um pai e uma meia-mãe, um meio-meio-pai e uma meia-meia-mãe. Lucas tem uma irmã, um pai e uma mãe; quando briga com a irmã, ele vai para a casa dos avós. Lucinha tem pais que nem se falam; mora só com a mãe; e queria ter um irmão para brincar. Júlia não tem irmãos, mas tem tudo em dobro; mora metade da semana com o pai e metade da semana com a mãe.

Então, eles não sabem o que dizer: família é um grupo de pessoas com laços de sangue? Ou um grupo de pessoas que moram na mesma casa? Ou um grupo de pessoas que se gostam? Ou um grupo em que há pai-mãe-filhos? Ou é tudo família?

O diretor Kiko Marques fala sobre o espetáculo. “Mais do que tentar responder essa pergunta a ideia foi, desde o início do projeto, lançar sobre o tema um olhar desprovido de preconceitos, mas também de bandeiras”, afirma.

No elenco estão Aline Volpi, Ana Paula Castro, Marcelo Peroni e Vladimir Camargo. A dramaturgia é de Tábata Makowski, a assistente de direção é Victória Camargo, a trilha sonora original é de Morris, a cenografia e criação de luz de Marisa Bentivegna, os figurinos e adereços de Eliseu Weide e o design gráfico de Giovana Del Masso. A produção é da Catarsis Arte para Infância e Juventude.

Contemplado com o ProAC Editais para Circulação de Espetáculos voltados ao Público Infantojuvenil, que apoia financeiramente projetos artísticos, o espetáculo É Tudo Família! realizará sessões gratuitas em dez diferentes municípios do interior do Estado de São Paulo.

Espetáculo teatral É Tudo Família!

Data: 16 de junho
Horário: 19h30
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)
Endereço: Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5.924, Jardim Morada do Sol
Ingressos: gratuitos e distribuídos uma hora antes do início da sessão
Sessão com acessibilidade em Libras
Local com acessibilidade arquitetônica

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!