A CPFL Piratininga iniciou as obras de sua segunda subestação em Salto, a SE Salto 2 – Taperás 88/23KV. O projeto visa atender à crescente demanda da região e inclui a instalação de 2 transformadores de 138-88/23-13.8kV de 15/20MVA, 9 torres, 12 postes e 3,3 quilômetros de linhas de distribuição de 88kV, que vão conectar a subestação à infraestrutura elétrica existente, além da construção e recondutoramento de 25 quilômetros de redes de distribuição de média tensão em 6 novos circuitos alimentadores. Cerca de 35 mil clientes de Salto e Itu serão diretamente beneficiados pelo empreendimento.
"Nossa nova subestação em Salto contará com circuito duplo, que proporcionará maior confiabilidade e robustez ao sistema elétrico da região. Com a redistribuição das cargas, teremos mais flexibilidade operativa, melhorando a qualidade do fornecimento de energia aos nossos clientes", afirma o diretor-presidente da CPFL Piratininga, Rafael Lazzaretti.
Especialmente em situações de contingência, como tempestades severas, explica Lazzaretti, a nova estrutura oferecerá mais alternativas para manobras de transferência remota de carga dos clientes de circuitos em manutenção para outros com fornecimento normal.
Investimentos
Obras como a da SE Salto 2 - Taperás fazem parte do plano de investimentos contínuos da CPFL Piratininga para fortalecer o sistema elétrico em toda a sua área de concessão. Nos próximos cinco anos, a companhia planeja investir R$ 2,9 bilhões em obras de expansão, modernização e manutenção da rede, além de aprimorar o atendimento aos seus clientes.
Ao longo de 2024, a concessionária investiu mais de R$ 32 milhões em Salto.
A CPFL Energia está há 112 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. É a maior distribuidora em volume de energia vendida, com mais de 13% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,4 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Com 4.411 MW de capacidade instalada, está entre as maiores geradoras privadas do país, com atuação em fontes hidrelétrica, solar, eólica e biomassa.
Atua de forma relevante também no segmento de transmissão, atendendo 87 subestações, que somam potência instalada de 14,9 mil MVA e mais de 6 mil quilômetros de linhas.
O grupo CPFL conta ainda com uma operação nacional por meio da CPFL Soluções, fornecendo soluções integradas em gestão e comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída, infraestrutura energética, serviços de consultoria para descarbonização e certificações de energia renovável (I-REC).
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em investimento social privado, com projetos de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL.
Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês.
Em 2024 as diplomacias do Brasil e da China celebram os 50 anos de relações oficiais entre os países. O marco é comemorado oficialmente em 15 de agosto. Desde então, essas duas nações têm construído uma parceria sólida e diversificada, expandindo a cooperação nas áreas como energia, ciência, tecnologia limpa e inovação.
FONTE/CRÉDITOS: Área da nova SE Salto 2 Taperás, no bairro condomínio Village Haras São Luiz II, em Salto
Comentários: