É hora de retirar os casacos do armário. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a primeira grande queda de temperatura deste outono será sentida principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, especialmente em São Paulo.
O Instituto prevê que, a partir de quarta-feira (17), uma frente fria vinda do Sul trará chuvas e tempo nublado, com temperaturas oscilando entre a máxima de 29°C e a mínima de 21°C. No entanto, haverá uma queda acentuada no dia seguinte, com a mínima caindo para 20°C durante o dia e 16°C à noite.
Essa redução abrupta nas temperaturas pode impactar negativamente a saúde de muitas pessoas. Segundo Gisele Abud, médica e diretora técnica da UPA 24h Zona Leste, sob gestão da Pró-Saúde, tal período é propício para o aumento de doenças respiratórias.
"Isso porque, durante o clima frio, temos a tendência de nos aglomerarmos em espaços fechados para evitar o gelado. O que facilita a transmissão de vírus e bactérias, causadores de infecções respiratórias como a Influenza e Covid-19", explica a especialista.
"Além disso, crises de alergia, como rinite e bronquite, também são favorecidas pelo tempo, mas por outro motivo. "Com o ar seco e a poluição, as vias aéreas desidratadas, desencadeando um processo inflamatório", indica Gisele.
Quatro formas de evitar doenças respiratórias
Como as doenças respiratórias são causadas por vírus e bactérias, é essencial se proteger por meio da vacinação. O Ministério da Saúde indica a vacina contra a gripe Influenza, que protege contra os principais vírus em circulação no Brasil.
Saiba abaixo outras formas de proteção contra as principais doenças respiratórias:
1. Mantenha os ambientes ventilados sempre que possível;
2. Vacine-se contra doenças mais comuns nesse período, como Covid-19;
3. Use máscara em ambientes fechados ao apresentar sintomas de gripe ou resfriado;
4. Mantenha sua casa limpa e tenha cuidado com a poeira para evitar crises de rinite ou sinusite.
Comentários: