Uma metodologia inovadora surge para repensar atividades escolares, a relação com os educadores, alunos e sociedade. O educador acompanha os estudantes de forma ampla e próxima, analisando todos os fatores que interferem e contribuem no seu desenvolvimento. E formar estudantes que sejam cidadãos que saibam qual o seu lugar no mundo, responsáveis e autorias em suas trajetórias para contribuir para um mundo melhor.
Uma metodologia inovadora no mundo contemporâneo tem como objetivo desenvolver e aperfeiçoar as capacidades e competências das crianças, da educação infantil até o ensino médio, atrelado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC), para os alunos da rede pública e privada do país durante a educação básica. Segundo as normas estabelecidas na BNCC, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil compreende os seguintes pontos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer.
A Escola Lumiar, por meio de seus pilares, apresenta uma metodologia própria de aprendizagem para crianças a partir de dois anos.
A Metodologia Lumiar é inovadora, pois considera o desenvolvimento integral do estudante desde a sua infância, e está presente durante toda a sua formação e trajetória escolar.
Os 6 Pilares da Metodologia Lumiar
1. Tutor e mestre: Os educadores e as educadoras responsáveis pelo trabalho direto com os/as estudantes na Lumiar são chamados Tutores/as e Mestres. Colocam em prática o Currículo em Mosaico e a Metodologia Lumiar numa rica interação que contempla as diversas facetas dos processos de desenvolvimento físico, social, emocional, moral e intelectual
2. Multietariedade: A multivariedade significa trabalhar com estudantes de idades distintas em um mesmo grupo, no processo escolar regular de aprendizagem. A opção por se trabalhar com grupos multietários está relacionada às possibilidades de aprendizagem e de socialização que um ambiente etário diverso promove o processo de desenvolvimento dos indivíduos. Acrescenta-se a este aspecto a intenção da escola em criar ambientes que dialoguem com as estruturas e organizações etárias que existem fora da escola, como na família, em espaços públicos, em situações de trabalho etc.
No Ensino Fundamental, por exemplo, os estudantes podem ser agrupados em três ciclos de acordo com suas idades. Fundamental 1 (6 a 8 anos). Fundamental 2 (9 a 11 anos) e Fundamental 3 (12 a 14 anos).
3. Aprendizagem ativa: os estudantes participam de forma ativa e autoral de diferentes modalidades organizativas que desenvolvem competências e habilidades, possibilitando trabalhar conteúdos de forma prática e contextualizada.
4. Gestão Participativa: as práticas pedagógicas, as relações sociais e a organização do dia a dia são gerenciadas de maneira participativa por estudantes, educadores e funcionários da escola.
5. Avaliação integrada: na Escola Lumiar, a avaliação é um processo que envolve educadores e estudantes. A autoavaliação é fundamental para os estudantes compreenderem seu próprio processo de aprendizagem. Os educadores, por sua vez, utilizam diferentes procedimentos e linguagens para avaliar, garantindo intencionalidade e oferecendo feedback constante a todos os envolvidos.
6. Currículo em Mosaico: a Lumiar organiza seu currículo de forma alinhada aos parâmetros nacionais, porém de maneira não linear. Isso quer dizer que todos os conteúdos previstos são trabalhados, mas não em uma ordem específica e predeterminada. Ao optarmos por fazer projetos e termos um olhar personalizado para a aprendizagem, aumentamos as possibilidades de se trabalhar de forma significativa e contextualizada.
Comentários: