Portal de Indaiatuba

Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Economia

AEROPORTO CONQUISTA RECOHECIMENTO DA ANVISA PARA CARGAS DA INDUSTRIA FARMACÊUTICA

Documento garante maior diferencial competitivo dos serviços prestados

AEROPORTO CONQUISTA RECOHECIMENTO DA ANVISA PARA CARGAS DA INDUSTRIA FARMACÊUTICA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), obteve nesta terça-feira (24/09) o Certificado de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem (CBPDA) de carga com o objetivo de atrair mais clientes importadores e exportadores de medicamentos e de insumos da indústria farmacêutica. O documento foi emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após a realização de uma auditoria no Terminal de Carga. O resultado foi publicado na edição desta segunda-feira (23/09) do Diário Oficial da União (nº 184, seção 1, pág. 266). 

De acordo com a auditoria da Anvisa, Viracopos teve aprovação de 100% dos itens avaliados, pois não houve o registro de não-conformidades no processo. Assim como a ISO 9001 e a Certificação CEIV PHARMA, o CBPDA oferece maior segurança aos clientes, garantindo processos eficazes e excelência na prestação dos serviços. 

"O Terminal de Carga de Viracopos foi aprovado com êxito na inspeção realizada pelos auditores da Anvisa para a Certificação de Boas Práticas de Armazenamento de medicamentos e de produtos para a saúde. Esta certificação confirma a excelência nos serviços prestados aos clientes, e contribuirá na estratégia comercial do aeroporto de aumentar a sua participação nesse mercado", disse a Diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.

Dentre os pontos benéficos para Viracopos estão: maior visibilidade no comercio exterior; aumento do fluxo de carga de importação e exportação; enquadramento na padronização de qualidade Anvisa e diferencial competitivo.

Com isso, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, obteve duas certificações para os processos de Medicamentos e Produtos para Saúde: 1) Certificado de Boas Práticas de Armazenagem de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos e, 2) Certificado de Boas Práticas de Armazenagem de Produtos Para Saúde.

Foram mais de 50 procedimentos verificados durante a auditoria da Anvisa no Terminal de Carga. Entre os pontos verificados no Relatório de Inspeção estão, por exemplo: a disponibilidade de gerador ou plano de contingência adequado para situações de ausência de energia elétrica; oferta de áreas segregadas para diferentes tipos de cargas; existência de câmaras frigorificas com diversas temperaturas para armazenamentos de produtos da linha saúde; treinamentos adequados dos colaboradores da área; realização de manutenções preventivas nos equipamentos; entre outros itens.

Certificado CBPDA

O certificado pode ser solicitado por Recintos Alfandegados (ou Recintos Aduaneiros), que são áreas demarcadas pela autoridade aduaneira competente, na zona primária dos aeroportos e portos organizados ou na zona secundária a estes vinculada, a fim de que nelas possam ocorrer, sob controle aduaneiro pela Receita Federal, movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior, ou a ele destinadas.

Toda importação ou exportação tem que passar por um local controlado pela Receita Federal para ser desembaraçado, denominado Recinto Alfandegado ou Recinto Aduaneiro.

A armazenagem de produtos sujeitos à vigilância sanitária deve cumprir requisitos específicos para garantir a manutenção de sua qualidade. Portanto, Recintos Alfandegados que armazenam essa categoria de produtos estão sujeitos à fiscalização da Anvisa.

O CBPDA não é obrigatório, no entanto, o certificado pode ser solicitado pela empresa de forma complementar e dar mais segurança para a armazenagem de medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos para saúde.

A validade do CBPDA é de 1 ano a contar da data de sua publicação em Diário Oficial da União.

TECA Viracopos 

Além do CBPDA, Viracopos já é reconhecido no mercado por ter outros certificados para receber cargas da indústria farmacêutica. No final de 2022, Viracopos conquistou a recertificação internacional CEIV-PHARMA, até 2025, que credenciou o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica.

A certificação global CEIV-PHARMA (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela IATA (International Air Transport Association), tem por objetivo auxiliar as organizações e toda a cadeia de fornecimento de carga aérea a atingir a excelência na logística de produtos farmacêuticos. Com este certificado, Viracopos passou a ser reconhecido como operador global de cargas de produtos farmacêuticos.

Além disso, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A., administradora do aeroporto, recebeu em setembro de 2022, nota máxima da certificadora DNV GL na Recertificação ISO 9001:2015 para o escopo Gestão da Infraestrutura e Serviços Aeroportuários para Logística de Carga (TECA) e Embarque e Desembarque de Passageiros. A recomendação tem validade até 2025.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!