Com um aumento expressivo de 38% no número de passageiros em voos internacionais, o Aeroporto Internacional de Viracopos recebeu um total de 5.199.525 pessoas nos cinco primeiros meses de 2025. O movimento registrado no acumulado de janeiro a maio representa um crescimento de 8,14% na comparação com o mesmo período do ano passado. A movimentação foi a maior da história para o período. O recorde anterior havia sido registrado em 2023, com 5.195.507 passageiros.
De acordo com a empresa que administra o aeroporto, o crescimento é reflexo de um início de ano consistente, com aumentos mensais consecutivos: 16,36% em janeiro, 8,5% em fevereiro, 6,05% em março, 5,32% em abril e 4,87% em maio, sempre em comparação com os mesmos meses do ano passado.
Do total acumulado, 4.760.589 passageiros viajaram em voos domésticos (nacionais), o que representa um crescimento de 6,13% em relação ao mesmo período de 2024. A movimentação internacional foi um dos principais vetores de crescimento no terminal. De janeiro a maio, o volume de passageiros em voos para o exterior saltou 36,08% em relação ao mesmo período de 2024, passando de 322.566 para 438.936 viajantes.
Somente no mês de maio, o crescimento foi de 16,26%, com 88.577 passageiros embarcando ou desembarcando em voos internacionais, contra 76.187 no mesmo mês do ano anterior.
Com essa trajetória de crescimento, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, mesmo com o processo de relicitação em compasso de espera, segue com o plano de ampliar a malha aérea nacional e internacional, mirando superar, pela primeira vez, a marca dos 13 milhões de passageiros em um único ano.
Atualmente, Viracopos opera voos para destinos como Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR), Porto (POR), Madrid (ESP), Paris (FRA), Assunção (PAR), além dos sazonais Mendoza e Bariloche (ARG), todos operados pela Azul Linhas Aéreas.
Dois novos destinos internacionais passaram a ser operados a partir de junho: Madri e Porto. Os voos para Madri contam com cinco frequências semanais, enquanto Porto recebe três voos por semana — ambos operados com aeronaves Airbus A330 Neo, com capacidade para 298 passageiros, sendo 34 na classe executiva.
Já em julho, será a vez de Montevidéu, no Uruguai, que terá voos diretos saindo de Viracopos, utilizando aeronaves Embraer E2 com capacidade para 136 passageiros.
Essas novas rotas reforçam a posição estratégica de Viracopos na aviação internacional e ampliam as opções de conexão direta para passageiros da Região Metropolitana de Campinas e de todo o interior paulista.
Região de Campinas se consolidade como polo de data centers, aponta estudo
Com quatro das sete cidades com maior concentração data centers já instalados no Estado de São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas se consolidade como polo desse segmento de negócios no Brasil. Segundo levantamento realizado pela empresa Binswanger, divulgado pelo portal Exame, Campinas, Sumaré, Paulínia, Hortolândia, Barueri, Santana de Parnaíba e Osasco concentram 30 espaços, com capacidade instalada de 302 MW, com previsão de chegarem a 487 MW nos próximos anos.
De acordo com a matéria, a pesquisa aponta área total de 617,5 mil metros quadrados, incluindo projetos em operação e desenvolvimento. O número de empreendimentos chega a 86, sendo 62 já construídos, 14 em obras.
Dos 30 data centers instalados nas sete cidades, 11 deles são operados pela Ascenty, totalizando 167 MW. Esse número de espaços está sendo ampliado pela companhia, com mais quatros a serem inaugurados: um Hortolândia, com capacidade de 30 MW, e outros três em Sumaré, que somam 57 MW.
Novos investimentos devem desembarcar no Brasil e na região nos próximos anos. O Governo Federal promete anunciar nos próximos incentivos fiscais para atrair novos data centers.
CURTAS
Rumo Norte terá escritório-sede em Indaiatuba
Maior operadora logística ferroviária de carga do país, a Rumo terá nova sede a partir de 2026. A empresa decidiu instalar o escritório-sede da Operação Norte na cidade de Indaiatuba, na Região Metropolitana de Campinas. A proximidade do Aeroporto Internacional de Viracopos foi um dos aspectos apontados pela companhia para a escolha da cidade.
PUC-Campinas e Foodtech Hub Latam Anunciam Implantação do Campinas Biotech Center
A PUC-Campinas e o FoodTech Hub Latam, ecossistema de inovação, assinaram um memorando de entendimentos para implantação do Campinas Biotech Center no Campus I. O acordo busca avançar na criação de um centro de biotecnologia, com infraestrutura laboratorial avançada para o estudo da biologia molecular e a realização de pesquisa clínica e de modelos de inteligência artificial, com laboratório voltado a criar soluções para a indústria. A proposta contempla também um centro de treinamento, transferência de tecnologia e apoio ao desenvolvimento de novos negócios.
Comentários: