Portal de Indaiatuba

Terça-feira, 22 de Abril de 2025
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Colunas/BUSINESS NEWS RMC

Viracopos recebe novas rotas e empresa

Nova frequência de voo cargueiro eleva para 208 o número de voos internacionais regulares por semana.

Viracopos recebe novas rotas e empresa
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Localizado em uma região estratégica para distribuição de produtos do comércio exterior e dentro do Brasil, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas é o segundo em volume de cargas, atrás somente de Guarulhos. Essa posição no ranking vem se consolidando ainda mais, com a chegada de novas operações e voos.

A partir de 31 de março, Viracopos ganha uma nova frequência de voo cargueiro, elevando para 208 o número de voos internacionais regulares por semana, operados por 13 companhias aéreas. A nova frequência será realizada pela companhia aérea Cargolux, que confirmou que a operação passará a ocorrer também às segundas-feiras, ligando Luxemburgo, na Europa, ao Terminal de Carga de Viracopos.

A Cargolux já opera regularmente voos às quartas-feiras, sábados e aos domingos. A inclusão de uma frequência também às segundas-feiras indica o aumento da demanda de cargas entre Brasil, Europa e Ásia.

Além da Cargolux, a Braspress Air Cargo também vai operar no aeródromo de Campinas, como base para sua operação para o transporte de cargas em território nacional.

A Braspress Air Cargo pretende iniciar as operações em breve. De acordo com a programação da empresa, a rota será realizada por meio de duas aeronaves Boeing 737-400F, ligando Viracopos ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM).

Com essa nova operação, Viracopos deve elevar sua presença no mercado nacional de carga, já que os voos devem levar produtos do Estado de São Paulo para a região Norte e trazer produtos da Zona Franca de Manaus diretamente para São Paulo.

BYD terá dois novos centros de pesquisa no Brasil

Com sede em Campinas, onde iniciou as operações no país em 2024, a chinesa BYD fez do Brasil um importante centro de negócios. Além da produção de painéis fotovoltaicos, ônibus elétricos (essas duas unidades em Campinas) e com fábrica de carros em construção na Bahia, a multinacional também tem investido pesado em pesquisas para desenvolvimento de produtos.

Com um centro de pesquisa e desenvolvimento voltado para produtos fotovoltaicos em Campinas, a companhia anunciou que vai ampliar os investimentos em pesquisa, com a implantação de dois novos centros nos próximos anos: um em Camaçari, na Bahia, e outro no Rio de Janeiro. Os valores dos aportes não foram informados.

“A empresa vai criar um centro de pesquisa e inovação automotiva na Bahia para transformar o Estado em um polo tecnológico de referência, o Vale do Silício da América do Sul”, informou a empresa em comunicado à imprensa.

Em relação ao Rio de Janeiro, a BYD A BYD informou que “estuda a possibilidade de estabelecer outro centro de pesquisa e desenvolvimento em inovação para outras frentes de negócios no Rio de Janeiro”.

Curtas

Aperto no caixa leva mais empresas a protestos em Campinas

O ano de 2024 foi difícil financeiramente para as empresas de Campinas. É o que indica os números da Central do Protesto de SP. Levantamento do IEPTB -SP (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo) mostrou que o total de pessoas jurídicas protestadas saltou de 93,3 mil em 2023 para 108,2 mil em 2024, um crescimento de 16%

Dona da Anhanguera enxuga gastos

Com 45% de ociosidade em seus campis, resultado da queda de alunos matriculados, a Cogna, dona da Faculdade Anhanguera, pretender reduzir seus gastos com aluguel de prédios. A empresa estuda devolver imóveis ociosos e baixar despesa com locação, hoje em R$ 450 milhões, segundo o jornal Valor Econômico.

Região na mira das franqueadoras

Com uma população de consumidores estimada em 3,5 milhões, a região de Campinas continua firme nos planos de expansão das redes franqueadas. A varejista Polishop, fundada em 1999, quer crescer através de franquias. A empresa planeja abrir as primeiras unidades desse novo modelo de negócios, em Campinas e Jundiaí.

Comentários:
Business News RMC

Publicado por:

Business News RMC

Coluna editada pelo jornalista Marcelo Oliveira sobre economia na Região Metropolitana de Campinas.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!