Portal de Indaiatuba

Terça-feira, 04 de Novembro de 2025
Gabriel
Gabriel

Colunas/BUSINESS NEWS RMC

Região de Campinas bate recorde de venda de imóveis

Nesmo diante de um quadro econômico desafiador, números surpreendem

Região de Campinas bate recorde de venda de imóveis
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi-SP) aponta que mais de sete mil imóveis foram vendidos na Região de Campinas nos seis primeiros meses de 2025. O número, recorde, coloca a região em primeiro lugar no ranking nacional em vendas, à frente até da região metropolitana de São Paulo.

O volume de vendas de janeiro a julho, mesmo diante de um quadro econômico desafiador, especialmente a questão do juro elevado para financiamento imobiliário, é considerado surpreendente pela entidade. “Esse número surpreende porque a gente não espera um número tão alto. A gente sofre muito quando a taxa Selic tá muito alta”, disse Daniel Aranovitch, diretor de Intermediação Imobiliária e Marketing da Regional Secovi-SP, em entrevista para a Rádio Jovem Pan Campinas. “Então, realmente é uma surpresa ter esse número”, acrescentou ele.

Na avaliação do diretor do Secovi-SP, um dos segredos do sucesso da região é a sua diversidade. “Campinas é uma cidade que não sei quantas tem igual no país, porque tem algumas Campinas dentro de Campinas. Tem regiões que vão muito bem na Minha Casa Minha Vida e você anda 15 minutos de carro e chega na Nova Campinas, Cambuí, onde vende um altíssimo padrão, na mesma cidade”, explica.

Apesar do recorde de vendas no primeiro semestre, a entidade apontou algumas preocupações com o futuro do setor na região. O principal entrave tem sido a outorga onerosa, uma taxa cobrada pela prefeitura para permitir construções maiores. Com o aumento do valor da outorga, somado aos custos de construção e dos terrenos, a conta deixou de fechar para as construtoras. “Para o incorporador, ficou duas vezes mais caro, porque eu tenho que pagar o terreno mais caro, mais a outorga, ou seja, a conta não fecha”, disse Aranovitch.

Com a queda de mais de 40% nos lançamentos, o estoque de imóveis na região está em um nível criticamente baixo, com apenas 8 a 9 meses de oferta. A expectativa de queda na taxa de juros deve aquecer ainda mais a procura, o que pode levar a um cenário inédito. “Se não resolver o problema da outorga rápido, nós vamos ter uma coisa que no mercado é meio que inédito, que é ter menos oferta do que demanda”, alertou o diretor do Secovi-SP.

CURTAS

BRZ estende atuação para Jaguariúna...

Um dos reflexos que apontam um mercado imobiliário regional aquecido é a expansão da atuação das construtoras para cidades no entorno de Campinas. A

A BRZ, com atuação em diversas cidades, anunciou seu desembarque em Jaguariúna. O primeiro projeto na cidade terá um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 125,4 milhões, com geração de mais de 500 empregos diretos e indiretos. A previsão de vendas na cidade nos próximos cinco anos é de R$ 335 milhões.

Região é a segunda em contratações na construção...

As contratações do setor da construção civil na região de Campinas acumulam uma alta de 6,2% no período de janeiro a julho, segundo melhor desempenho no Estado de São Paulo, atrás apena de São José dos Campos (9,9%). Os números são de um levantamento realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).

...Setor apresenta números robustos

Ainda segundo o Sindicato, a Regional de Campinas fechou julho com 103.032 trabalhadores empregados na Construção Civil. Desse total, 30.047 atuam em infraestrutura, 28.517 em edificações e 44.468 em serviços.No acumulado de 2025, o setor registra 6.537postos de trabalho.

Comentários:
Business News RMC

Publicado por:

Business News RMC

Coluna editada pelo jornalista Marcelo Oliveira sobre economia na Região Metropolitana de Campinas.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!