Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Colunas/Saúde

Nutricionista dá dicas de alimentos e vitaminas para melhorar a libido e a fertilidade

A ingestão de alimentos com triptofano podem auxiliar na sensação de bem estar.

Nutricionista dá dicas de alimentos e vitaminas para melhorar a libido e a fertilidade
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Atualmente, tem-se observado nos consultórios uma grande procura das pessoas pela melhora tanto da libido quanto da fertilidade (feminina e masculina). Fatores como a ansiedade e o estresse do dia a dia (ainda mais quando excessivo), hábitos alimentares, sobrepeso, obesidade, menopausa, uso de anticoncepcionais e medicamentos para ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos podem afetar ou inibir a libido e modificar a fertilidade masculina ou feminina.

Alterações nas taxas hormonais (estrogênio, nelas, e testosterona, neles) também afetam a libido. Alguns hábitos alimentares em específico como o alto consumo de álcool, ingestão exacerbada de açúcares e refrigerantes, aumento de consumo de alimentos altamente processados e refinados, juntamente com altas taxas de corantes e conservantes, estão ligados com a diminuição da fertilidade na população.

De acordo com a nutricionista Giovanna Valente, a ingestão de alimentos com triptofano podem auxiliar na sensação de bem estar.  "O triptofano atua como precursor da serotonina - relacionada a sensação de bem estar e felicidade, onde a falta da serotonina pode causar irritabilidade, mal humor, raiva e pensamentos negativos - atrapalhando o corpo com o prazer e a libido. Alguns dos alimentos fontes de triptofano são a banana, lentilha, tâmara, chocolate amargo, abacate, frango, ovos e nozes", enumera ela.

Um tema ainda pouco abordado, mas muito presente é a infertilidade masculina. Segundo alguns estudos, a falta de alguns antioxidantes pode ter ligação com a infertilidade masculina. "Entre esses principais antioxidantes, tem-se o zinco (associado ao folato), ômega 3, vitamina B12, vitamina C, CoQ10, vitamina E e selênio", aponta a nutricionista.

A nutricionista cita alguns exemplos de alimentos fontes desses antioxidantes. "O zinco e o selênio podem ser encontrados em oleaginosas como as nozes, a castanha-do-pará e a amêndoa. O ômega 3 pode ser encontrado em peixes de águas frias como o salmão, atum, sardinha e bacalhau e também pode ser encontrado em algumas sementes como a linhaça e a chia (mas muitas vezes pode precisar ser suplementado devido a escassez na dieta cotidiana). A vitamina B12 está presente em fontes como os ovos, sardinha e iogurte e a vitamina E nos vegetais verde escuro, aveia, abacate e nozes".

Giovanna Valente ainda dá outras dicas para manter em harmonia as taxas hormonais tanto dos homens quanto das mulheres. "É muito importante que se mantenha um estilo de vida saudável com boa e variada alimentação, qualidade de sono, hidratação e prática de atividades físicas para que os hormônios também se mantenham em ordem e o corpo funcione bem. Mas, quando a falta de libido é prolongada, deve-se buscar ajuda especializada".

GIOVANNA VALENTE DE SOUZA

Nutricionista - TCC realizado sobre a "Influência dos Antioxidantes na Infertilidade Masculina", aprovado com nota máxima e indicado para publicação (Faculdade São Francisco); pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética (Plenitude Educação); Cursos de aperfeiçoamento: Metting de Nutrição Eficiente; Clube Luciano Bruno Academy (alimentação saudável, nutrientes, estratégias nutricionais, planejamento de cardápio, sensibilidades alimentares, sono e equilíbrio hormonal); "Método Liberta" – curso sobre nutrição, educação, controle, e manejo da Diabetes pela nutricionista Rafaela Boeing; Publicidade e Propaganda (ESAMC); Voluntária no Projeto Sonhar Acordado e Fomentar o Bem.

Comentários:
Portal Redação

Publicado por:

Portal Redação

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!