Muitas crianças na fase infantil, dos 2 aos 6 anos, têm costume de espelhar letras e também não ter a noção de espaço, este processo deve ser trabalhado na educação infantil, para que toda coordenação motora e visual possa ser alinhadas com os processos de pintura e escrita, para que nosso cérebro aprenda a identificar limites e margens.
No entanto, algumas crianças, mesmo após a alfabetização, apresentam a escrita ou a pintura fora dos espaços, a luta das professoras constantes solicitando os exames oftalmológicos, mas, existe uma outra área a ser analisada antes de investigar alguns transtornos mais específicos.
Uma análise pouco conhecida e muito importante é o exame de optometria. Isso mesmo: optometria! É feito por um oftalmologista especialista em campo de visão, esse exame vai identificar se a criança tem esta falha visual e, dessa forma, não consegue seguir linhas e seu campo visual é limitado.
Se der positivo nesse exame, a criança vai usar óculos, e com certeza sua vida vai melhorar, e muito! O campo visual é importantíssimo a muitas áreas de nossa vida, e não ter esta visão acarreta diversas dificuldades não só escolares, mas motoras e até de percepção espacial.
Quando o médico especialista informa o resultado, seja ele positivo ou negativo, é muito importante pedir isso por escrito, para apresentar à escola e a todos os profissionais envolvidos na aprendizagem de seus filhos.
Portanto, se você tem relatos da escola sobre as dificuldades de seus filhos e não sabe por onde começar, saiba que, no Espaço Fontes Educacionais, temos profissionais alinhadas com a saúde juntamente à área educacional para ajudar na busca de soluções de diversas situações que as crianças e adolescentes podem apresentar no contexto escolar que remete ao domiciliar e social!
Espaço Fontes Educacionais - Educação e saúde é o nosso foco!
Comentários: