Portal de Indaiatuba

Terça-feira, 25 de Marco de 2025
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Colunas/FONTES EDUCACIONAIS

METODOLOGIAS ATIVAS

Por que incluir a ludicidade na sala de aula

METODOLOGIAS ATIVAS
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Quando observamos a sala de aula, vemos mesas enfileiradas, arrumadas, crianças sentadas em silêncio para aprender, que coisa do passado! Ou ao menos deveria ser!

Ao pensar na escola de hoje ( anos 2020…) deveríamos estar olhando para aprendizagem lúdica e interativa, trazer os jogos, a diversão, envolver pesquisas e opiniões no contexto educacional para ampliar as performances e os atendimentos dos alunos. Neucocientificamente já é comprovado que nosso cérebro aprende e compreende através de atos lúdicos e saudáveis, promover esta interação professor e alunos é essencial hoje em dia nas escolas.
Trabalhar em grupo, alternar locais de estudos, passear pela escola e a transformar em um laboratório ambiente, misturar a educação física com a matemática, a ciência com a história, a gramática com a geografia… este processo multidisciplinar e lúdico desenvolve mais as crianças e adolescentes além de trazer a criatividade e a curiosidade e para a sala de aula, essencial nos dias de hoje onde tudo está na internet e redes sociais, muitas vezes de forma equivocada.
Aprender com seus alunos é um processo simples e coerente. O professor, seguro de seu papel na sala de aula, deve valorizar isso.  Todos nós, seres humanos, aprendemos todos os dias: sejam culturas ou processos diferentes… As crianças e os adolescentes, com bagagens distintas, precisam ser vistos e valorizadas dentro de suas capacidades.

Não há condições neurais que sejam excluídas se o professor e a escola entenderem que este ambiente é feito para aquisição da aprendizagem não na imposição da mesma! Vamos batalhar para transformar os processos educativos e trazer à tona as necessidades reais que nossas crianças e adolescentes precisam no futuro em seus ambientes de trabalho: equipe, trabalhos coletivos, paciência, saber pesquisar e se apresentar! Tudo isso as metodologias ativas ensinam e vivenciam as necessidades do nosso século.

Como uma das referências em Metodologias Ativas ( Artigo publicado em Revista Internacional em Neurociência) enfatizo a importância de professores e escolas conhecerem esse método de ensino que precisa conquistar o espaço educacional urgentemente!
Interessados no Artigo Científico, acessar: https://www.minerva.edu.py/articulo/872/.
Promover a educação de qualidade e com processos lúdicos e eficazes é a principal fonte de interesse das crianças e adolescentes desta geração, demonstrar que gostam da escola e terem a dedicação que os professores desejam!

Comentários:
Thaís Nogueira

Publicado por:

Thaís Nogueira

Formada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicologia, MBA em Neuroliderança, Mestranda em Neurociências. Atua com crianças, jovens, adultos e idosos com trabalho neurocognitivo amplo.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!