Portal de Indaiatuba

Segunda-feira, 07 de Julho de 2025
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Colunas/BUSINESS NEWS RMC

Mercado imobiliário em alta: região de Campinas lidera intenção de compras

De acordo com o levantamento, a intenção de compra de imóveis cresce no interior paulista e supera, em 13%

Mercado imobiliário em alta: região de Campinas lidera intenção de compras
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Famílias e investidores têm priorizado regiões fora das capitais e grandes centros. É o que revela uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, sobre o mercado imobiliário nacional. E região de Campinas, por seu dinamismo econômico, oportunidade de empregos, qualidade de vida e valorização dos imóveis, lidera a intenção de compra de imóveis no Brasil.

De acordo com o levantamento, a intenção de compra de imóveis cresce no interior paulista e supera, em 13%, a média nacional. Essa combinação de fatores vem impulsionando a demanda por moradias, especialmente em municípios com bom planejamento urbano e potencial de valorização.

Segundo a empresa, tanto as famílias como os investidores olham o potencial do interior com bons olhos, principalmente para as cidades médias, acompanhando uma transformação significativa no comportamento do consumidor. A região de Campinas se destaca no atual cenário de expansão imobiliária, atraindo um número crescente de compradores.

Publicidade

De acordo com a Brain, 52% dos entrevistados no interior afirmam ter intenção de comprar um imóvel — acima da média nacional, de 46%. O diferencial mais expressivo está no grau de decisão: 31% dos consumidores do interior planejam fechar negócio em até 12 meses, contra 26% no restante do país.

A intenção de compra está presente em todas as faixas de renda, desde famílias contempladas pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) até consumidores com renda superior a R$ 15 mil, demonstrando um apetite consistente e diversificado. Outro destaque é a presença crescente da Geração Z. Jovens entre 25 e 34 anos já representam parcela significativa das buscas por imóveis, consolidando-se como força relevante para o futuro do setor.

Os dados da pesquisa apontam estabilidade nos lançamentos e vendas nos últimos trimestres, com tendência de manutenção do ritmo ao longo de 2025.

JBS e Ital inauguram em Campinas centro de inovação em colágeno pioneiro no mundo

A JBS e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, inauguram em Campinas o Centro de Inovação e Desenvolvimento de Colágeno, pioneiro no mundo. Fruto de modelo de gestão inédito entre instituição pública de pesquisa e indústria, novo centro é focado em soluções inovadoras em colágeno e ingredientes naturais para nutrição, bem-estar e qualidade de vida.

Nos últimos cinco anos, o consumo de colágeno no Brasil teve um aumento significativo de 167%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). Para atender a essa crescente demanda, a JBS, por meio da JBS Novos Negócios, conta com duas marcas: Novapron+, voltada à aplicação funcional do colágeno em alimentos, e Genu-in, especializada em peptídeos bioativos.

Instalado nas dependências do Ital, o novo centro está preparado para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e aplicações inovadoras do colágeno em diversas matrizes alimentícias. A operação será conduzida por uma equipe multidisciplinar da Genu-in e da Novapron+, dedicada a projetos de inovação em áreas como produtos cárneos, lácteos, pet food, além do desenvolvimento de aromas, condimentos e outras soluções para a indústria alimentícia.

“Pretendemos aumentar as aplicações tecnológicas em matrizes alimentícias mais versáteis, desde balas até pães e chocolates, de forma que a proteína tenha funções diferenciadas como emulsificante, espumante, gelificante e outras. Também queremos evoluir em peptídeos bioativos de colágeno com capacidade antioxidante, anti-inflamatória e, quem sabe, com potencial antiglicêmico”, afirma Gisele Camargo, diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Ital, que lidera o plano de trabalho.

As atividades incluem desde pesquisas em escala laboratorial até o desenvolvimento de protótipos em escala piloto, com flexibilidade para atuar em projetos específicos de cada unidade de negócio ou iniciativas colaborativas com clientes.

O presidente da JBS Novos Negócios, Nelson Dalcanale, destaca que a iniciativa foi impulsionada pela crescente demanda por soluções que promovam saúde e longevidade. “A colaboração entre JBS e Ital reflete um compromisso com a inovação sustentável e a promoção da saúde por meio da ciência. Somos uma empresa de multiproteína e, quando entramos em um segmento, ingressamos para fazer a diferença. Acreditamos que temos muito a fazer em desenvolvimento, tecnologia e pesquisas considerando uma demanda cada vez maior por proteína”, explica.

CURTAS

TCU rejeita pedido do MP e Viracopos não será relicitado

Em sessão realizada no último dia 11 de junho, o Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou recurso do Ministério Público sobre o prazo limite e decidiu que o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, não será relicitação. O recurso era para prorrogar o prazo para publicar o edital até o dia 17 de agosto. Caso fosse aceito, a relicitação do terminal teria andamento

Impasse sobre futuro da administração prossegue

Diante do posicionamento do TCU, o impasse sobre o futuro da administração do Aeroporto prossegue indefinido. Sem relicitação, o Governo federal pode abrir um processo de caducidade – procedimento que analisa a possibilidade de encerrar o vínculo com a atual concessionária e devolver à gestão ao governo federal, que não está à frente do ativo desde 2012. Para o TCU, essa escolha poderia causar impactos negativos no bolso do consumidor.

ABV quer manter negociação

Em nota publicada pelo portal AeroIn, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) reafirma seu compromisso com a continuidade da prestação de serviços nos elevados padrões de qualidade já reconhecidos ao longo dos quase 13 anos de vigência do contrato. A ABV está aberta à eventual retomada das negociações com o governo para o reequilíbrio do contrato de concessão, com a intermediação do TCU. Enquanto isso, as operações seguem normalmente no aeroporto.

Comentários:
Business News RMC

Publicado por:

Business News RMC

Coluna editada pelo jornalista Marcelo Oliveira sobre economia na Região Metropolitana de Campinas.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!