Portal de Indaiatuba

Segunda-feira, 07 de Julho de 2025
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Colunas/BUSINESS NEWS RMC

Investimentos no setor ferroviário faz CAF reativar fábrica de trens em Hortolândia

Após anos inativa a fábrica da CAF voltou a operar com uma carteira robusta.

Investimentos no setor ferroviário faz CAF reativar fábrica de trens em Hortolândia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com promessas de grandes investimentos pelo setor público em projetos ferroviários para os próximos anos, a multinacional espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) anunciou a retomada das atividades de sus fábrica em Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Além de produção de vagões para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e metrô, a planta também será utilizada para revisão de composições.

Após anos inativa, a fábrica da CAF voltou a operar com uma carteira robusta. A empresa assinou contrato com o Governo da Bahia para revisão e adequações técnicas de 40 composições do VLT de Salvador. O investimento estadual ultrapassa os R$ 820 milhões e tem como objetivo requalificar a malha ferroviária da capital baiana, com foco no transporte sobre trilhos para a região do subúrbio.

Os trens são do modelo URBOS 100, fabricado pela CAF desde 2008 e reconhecido por sua durabilidade, conforto e eficiência. Cada composição conta com sete vagões, duas cabines e capacidade para transportar até 400 passageiros.

Publicidade

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, lembrou sobre a importância de Hortolândia como polo industrial estratégico no setor ferroviário, além do papel da gestão municipal na articulação por mais investimentos e oportunidades para a população.

“Com as encomendas, mais de 60 novos colaboradores foram contratados e a empresa deve contratar muito mais, o que é bom para a nossa cidade e para a economia”, destacou o prefeito.

IAC faz parceria de cinco anos com a multinacional A Koppert

O Instituto Agronômico (IAC-Apta), por meio do Centro de Cana, e a empresa Koppert Brasil, referência global em controle biológico, firmaram parceria estratégica. O acordo de cooperação técnica tem como objetivo principal a validação de tecnologias voltadas ao manejo integrado da agricultura convencional com o uso de soluções biológicas. A iniciativa busca promover práticas mais sustentáveis na produção de cana-de-açúcar, reforçando o compromisso com a saúde do solo, o equilíbrio ambiental e o aumento da produtividade.

“Essa colaboração estabelece protocolos de manejo em áreas experimentais do Centro de Cana do IAC, utilizando produtos biológicos que favorecem a saúde do solo e das plantas. Um solo equilibrado e biodiverso resulta em plantas mais vigorosas e produtivas”, destaca Isabela Beton, Consultora de Desenvolvimento de Mercado da Koppert Brasil. 

O acordo prevê a aplicação de insumos biológicos da Koppert, além da instalação de um módulo experimental de 1 hectare com manejo 100% biológico dedicado às tecnologias da empresa. Este espaço será utilizado para validação de tecnologias, realização de dias de campo, visitas técnicas e demonstração dos resultados obtidos com os produtos da Koppert.

“A parceria terá duração de cinco anos, com metas e indicadores anuais, e visa estreitar o relacionamento entre a pesquisa pública e a iniciativa privada. A expectativa é fomentar o desenvolvimento de novas soluções e fortalecer a inovação no setor sucroenergético brasileiro”, Mauro Xavier, diretor do Centro de Cana do IAC.

CURTAS

Varejo supermercadista continua investindo na região

Com investimento de R$ 80 milhões, o Grupo Poupe Real Supermercados vai inaugurar duas unidades em Paulínia até o próximo ano. A loja localizada em Betel deve ser entregue ainda em 2025, enquanto a unidade Parque Brasil tem previsão de abertura para o segundo semestre de 2026.

GoodBom investe em escola para formar padeiros

Um dos principais gargalos enfrentados por todos os setores da economia hoje é a falta de mão-de-obra especializada. Para contornar o problema, a rede GoodBom Supermercados, com sede administrativa m Sumaré e 13 supermercados na região, decidiu investir na formação de funcionários. O grupo acaba de lançar a Escola de Padaria. Na primeira turma, 13 colaboradores com potencial e interesse em atuar nas padarias das lojas da rede foram selecionados para participar da formação, composta por oito encontros que combinam teoria e prática.

Comentários:
Business News RMC

Publicado por:

Business News RMC

Coluna editada pelo jornalista Marcelo Oliveira sobre economia na Região Metropolitana de Campinas.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!