Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Colunas/BUSINESS NEWS RMC

Campinas no top 5 das cidades com maior número de bares e restaurantes no Estado

O estado de São Paulo tem o maior número de estabelecimentos focados em alimentação fora do lar

Campinas no top 5 das cidades com maior número de bares e restaurantes no Estado
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um dos principias destinos do turismo de negócios e importante polo estudantil, comercial e de pesquisa, são fatores importantes na geração de negócios de Campinas. E a gastronomia não fica atrás, ao oferecer uma gama variada de oportunidades e estilos. Atualmente, a sede da RMC está no top cinco das cidades com número de bares e restaurantes em atividade no Estado de São Paulo. Os dados são do levantamento mensal feito pelo Instituto FoodService Brasil (IFB).

O Estado tem o maior número de estabelecimentos focados em alimentação fora do lar, com mais de 532,5 mil pontos ativos, o que representa cerca de 27% do mercado nacional. A capital paulista lidera o ranking dos cinco primeiros, com o maior número de empresas em funcionamento: são 144,9 mil. Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba fecham o top 5.

Segundo a instituição,  a maior quantidade de estabelecimentos em atividade no Estado de restaurantes, com 135,1 mil unidades, seguido por lanchonetes, com 95,9 mil, e padarias, que somam 59 mil lugares. No ano passado foram abertos mais de 102 mil estabelecimentos no Estado, segundo o IFB, sendo que 70,6% se enquadravam como Microempreendedores Individuais (MEIs). O Brasil possui quase 2 milhões de estabelecimentos, a maioria também MEIs (63%).

Vale lembrar, ainda a força do segmento de alimentação fora do lar em Campinas. Segundo o IPC Maps, no ano passado o consumo desse segmento em Campinas atingiu um total  de R$ 5,919 bilhões, um aumento de 9,5% em relação a 2022

Região ganha Hub de Inovação

Fortalecer o potencial inovador de Campinas, por meio de iniciativas e atividades envolvendo diferentes atores do ecossistema regional de inovação – entre eles, startups, empresas, universidades e instituições de pesquisa, investidores, agentes de fomento, etc. Esse é o objetivo do Hub de Inovação que está sendo criado pelo CPQD, em parceria com a Inventta Consultoria, a partir de projeto contemplado com recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para propostas aprovadas no Edital Parques Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Finep.

O contrato, que acaba de ser assinado com a Finep, tem prazo de execução de 36 meses e prevê a destinação de recursos não reembolsáveis, no valor total de R$ 13,6 milhões, para a implantação de um Hub de Inovação com foco na Internet do Futuro – Web 3.0 e sua evolução (Web3+). O novo hub tem sua base no Parque Tecnológico do CPQD (Pólis de Tecnologia), que irá hospedar as iniciativas e atividades programadas, como eventos, treinamentos, desenvolvimento de projetos colaborativos de inovação, bem como espaços para abrigar startups e para encontros entre parceiros.

“Será um hub de inovação e colaboração para todo o ecossistema de Campinas, destinado a acelerar o desenvolvimento de competências digitais na região”, ressalta Bruno Moreira, fundador e presidente do Conselho da Inventta – que há 20 anos atua em projetos de inovação corporativa e consultoria de estratégia. “A ideia é gerar massa crítica, com uma visão mais ampla da inovação, atraindo startups alinhadas ao objetivo do hub e, também, times de inovação de corporações e outros atores do ecossistema regional”, acrescenta.

Rubens Maeda, gerente de Ambientes de Inovação do CPQD, explica que a execução do projeto tem dois pilares principais: montagem do espaço físico do Hub de Inovação, que terá uma área de mais de 2.700 metros quadrados distribuídos em um prédio de três andares, e estruturação do hub como negócio e catalisador da geração de impacto no ecossistema de inovação. “Para isso, a intenção é incorporar tudo o que o CPQD já vem estruturando nos últimos anos, com base em suas competências tecnológicas, e a experiência da Inventta na área de empreendedorismo e inovação. O projeto também prevê parcerias com a iniciativa privada, colaboração multissetorial, transferência de tecnologia, geração de novos negócios e capacitação de pessoas”, afirma Maeda.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Carlos Aragão, “os parques tecnológicos são uma estrutura muito importante para a pesquisa e o desenvolvimento tanto local como regional, com capacidade para alavancar e integrar ecossistemas de inovação, contribuindo para o aumento da competitividade do país e a interação entre empresas e instituições de ciência e tecnologia (ICTs)”.

AG Antecipa lança programa de parceria

Para expandir o seu mercado de atuação junto as empresas e oferecer um serviço mais personalizado, o Grupo AG Antecipa, que há 20 anos no mercado é especializado em cessão crédito, está lançando o AG Partners. Trata-se de um programa de parcerias de indicação. A ação tem como público-alvo os assessores de investimentos, consultores financeiros autônomos, Microempreendedores Individuais (MEIs) e correspondentes bancários de todo o estado.

Leonardo Guimarães, sócio e diretor do Grupo AG Antecipa, explica que o programa nasceu por meio de percepções com empresários de que falta um atendimento mais próximo no mercado de antecipações de recebíveis. Segundo ele, o avanço da tecnologia e consequentemente das fintech é um dos principais incentivadores do distanciamento entre a pessoalidade entre o credor e o cedente.

“A maioria dos parceiros recebe reclamações de seus clientes em relação aos chatbots e à falta de resposta de algumas plataformas, além da demora na aprovação do crédito por meio das grandes empresas que trabalham com o desconto de títulos, deixando muitas vezes o empresário na mão”, conta.

“A visão da AG Antecipa é poder trazer um atendimento de excelência a estes mesmos empresários, englobando desde dicas de gestão e do uso de nossos produtos, até a agilidade e solicitude nas operações do cotidiano. Assim, o AG Partners possibilita levar esta mesma visão aos nossos parceiros, disponibilizando conteúdos e eventos exclusivos para eles, a fim de construir e gerir uma comunidade para quem acredita nestes ideais e também compartilham destes valores”.

Além de garantir o atendimento humanizado e de excelência para os clientes dos parceiros, o AG Partners garante um comissionamento para todas as operações realizadas pelos indicados, promovendo um crescimento bilateral entre eles, deixando para o parceiro somente a tarefa da indicação.

“Vemos nessa iniciativa uma oportunidade de crescimento sustentável, tanto para a empresa como para os assessores de investimentos, consultores financeiros e correspondentes bancários parceiros, que são pessoas de confiança dos nossos clientes” acrescenta Guimarães.

 

Comentários:
Business News RMC

Publicado por:

Business News RMC

Coluna editada pelo jornalista Marcelo Oliveira sobre economia na Região Metropolitana de Campinas.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!