Portal de Indaiatuba

Terça-feira, 22 de Abril de 2025
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Colunas/FONTES EDUCACIONAIS

A PSICOPEDAGOGIA NEUROCOGNITIVA E A DISCALCULIA

O transtorono de aprendizagem no lógico Matemático

A PSICOPEDAGOGIA NEUROCOGNITIVA E A DISCALCULIA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Hoje vamos falar sobre a Discalculia. Você sabia que existe um Transtorno de Aprendizagem voltado para a matemática? Pois é: a Discalculia é um Transtorno de Aprendizagem Lógico Matemático que atrapalha no neurodesenvolvimento. A criança ou adolescente que possui Discalculia tem muita dificuldade em somar, dividir, multiplicar, subtrair e principalmente, lidar com os afazeres numéricos do dia a dia.

A identificação da Discalculia não é tão simples, a criança ou adolescente após ter um relato do ambiente escolar de que não consegue desenvolver os exercícios lógicos matemáticos, precisa passar por uma Avaliação Neuropsicológica Ampla também com foco matemática, trabalhar a questão dos quebra-cabeças, lateralidade, numeração, quantidade, altura, peso, e tantos outros aspectos que a matemática envolve no nosso dia a dia.

 Dentro da Psicopedagogia Neurocognitiva a Discalculia é trabalhada simplesmente em atos lúdicos e práticos, ou seja, vamos trabalhar com a questão financeira na prática brincando de supermercado, casinha, compras; trabalhando com lateralidade, especialidade, altura, peso e medidas, quilometragem; Neste contexto, além da Psicopedagogia Neurocognitiva será extremamente importante o acompanhamento com o professor de matemática.

 Neste processo, o professor de matemática vai auxiliar esta criança ou adolescente a criar estratégias de resolução de problemas, para que ela tenha um bom desempenho dentro da sala de aula, este professor vai mostrar e ensinar diversas formas de chegar ao resultado, portanto, as escolas mediante criança com o Transtorno de Discalculia não podem cobrar os processos tradicionais da matemática, podem aceitar (e devem) o cálculo mental, e buscar entender como a criança chegou naquele resultado.

 A Discalculia, como qualquer outro Transtorno de Aprendizagem não tem cura, ela precisa ter um suporte amplo e efetivo para além das estratégias, ampliar a memória neurocognitiva desta criança ou adolescente de forma que através dessas estratégias elaboradas e aprendidas eles possam se desenvolver no âmbito social e profissional, sem que tenham dificuldades em manusear dinheiros, resolver problemas, ou até mesmo buscar profissões na área de exatas.

 Muitas crianças apresentam um bloqueio gigantesco por conta da Discalculia, isso vem infelizmente, muitas vezes, de professores que não aceitam que as atividades e tarefas sejam feitas de formas diferentes do que eles ensinam, não conseguem compreender que se a criança chegou no resultado, nem sempre ela vai conseguir expor como chegou, existem certas formas do nosso cérebro calcular,medir, elaborar estratégias de somatórias e divisão, e é necessário e imprescindível que os professores dentro do ambiente escolar compreendam e saibam o que é de verdade o Transtorno de Aprendizagem Lógico Matemático nomeado como Discalculia.

Para mais informações ou suporte para seus filhos ou familiares que apresentam dificuldades nesta área, o Espaço Fontes Educacionais está à disposição.

Comentários:
Thaís Nogueira

Publicado por:

Thaís Nogueira

Formada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicologia, MBA em Neuroliderança, Mestranda em Neurociências. Atua com crianças, jovens, adultos e idosos com trabalho neurocognitivo amplo.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!