Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cultura

Pontos MIS oferece oficina de adaptação de texto para roteiro audiovisual na Biblioteca Municipal

O jornalista Raphael Scire comanda a oficina que tem duração de quatro horas e 15 vagas gratuitas

Pontos MIS oferece oficina de adaptação de texto para roteiro audiovisual na Biblioteca Municipal
Raphael Scire é jornalista, escritor e roteirista
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto é tema da oficina ministrada por Raphael Scire dentro do projeto Oficina Presencial Pontos MIS, que acontece dia 18 de outubro, a partir das 19 horas, Complexo Cultural Viber 'Vicente Bernardinetti'. O objetivo é ensinar técnicas e recursos para adaptação de texto, ficcional ou não, para roteiro audiovisual. Podem participar maiores de 14 anos e serão disponibilizadas 15 vagas gratuitas.

Como adaptar um texto, ficcional ou não, para um roteiro audiovisual? As diferenças de linguagens, as especificidades técnicas de um roteiro, o condensamento de personagens, a criação de recursos que estão subentendidos nas entrelinhas de um texto.

A importância de se visualizar o que está sendo escrito, a força dos diálogos e a personalidade dos personagens. A partir dos tópicos descritos, Raphael Scire propõe aos participantes a adaptação da crônica Enterro de Pobre, da jornalista e escritora Eliane Brum, presente no livro Vida que Ninguém Vê (Arquipélago Editorial), em um roteiro de curta-metragem. 

A oficina tem duração de quatro horas e as inscrições devem ser realizadas pelo telefone (19) 3816-6961.

Oficineiro

Raphael Scire é jornalista, autor do livro Crimes no Horário Nobre – UPasseio pela Obra de Silvio de Abreu (Giostri, 2013). Também dramaturgo, em 2012 teve sua peça Sucesso com C, sobre o universo de uma família pertencente a então classe C brasileira, selecionada pelo concurso Dramaturgias Urgentes, do Centro Cultural Banco do Brasil.

Como roteirista, em 2014, participou da equipe de criação do programa Tudo pela Audiência (Multishow), foi colaborador no documentário Lutando Para Vencer (2016) e assinou o roteiro de Laerte-se (2017), primeiro documentário original da Netflix no Brasil.

A oficina é um oferecimento do Museu da Imagem e do Som (MIS) e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Lei Rouanet - Lei de Incentivo à Cultura e da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.  

Oficina Presencial Pontos MIS

Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto, com Raphael Scire
Data: 18 de outubro
Horário: 19h
Duração: 4 horas
Local: Complexo Cultural Viber 'Vicente Bernardinetti'
Endereço: Rua Paraná, s/nº, Cidade Nova II
Classificação: a partir de 14 anos
15 vagas
Inscrições pelo telefone: (19) 3816-6961

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!