Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cultura

No Dia Nacional do Choro Indaiatuba promove show gratuito da turnê Choronas 25+

Primeiro grupo feminino de choro promove encontro do público com a música instrumental brasileira

No Dia Nacional do Choro Indaiatuba promove show gratuito da turnê Choronas 25+
Repertório vai dos clássicos aos mais modernos choros, incluindo obras autorais - Foto: Gal Oppido
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em comemoração aos seus mais de 25 anos de história e ao Dia Nacional do Choro, Choronas, o primeiro grupo feminino de choro, formado por quatro experientes instrumentistas, apresenta em Indaiatuba o show de lançamento do novo CD. Com repertório que vai dos clássicos aos mais modernos choros, com suas referências, compositores e curiosidades, incluindo obras autorais, a apresentação da turnê Choronas 25+: Cronologia do Choro pela Cronologia das Choronas acontece no dia 23 de abril, às 17 horas, na Concha Acústica do Parque Ecológico. A atração é gratuita.  

O grupo Choronas é formado por Ana Claudia Cesar (cavaco), Maicira Trevisan (flautas), Paola Picherzky (violão 7 cordas) e Miriam Cápua (percussão). Na estrada desde 1995, elas rompem com o paradigma dos grupos de choro, formados exclusivamente por homens, e querem manter vivo o legado do primeiro gênero instrumental urbano brasileiro: o chorinho, um dos mais originais estilos de música, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1870.

Para celebrar os seus mais de 25 anos de trajetória, em 2020 as Choronas lançaram o sexto CD, intitulado Choronas 25+, uma coletânea que reúne 16 obras selecionadas de quatro dos seus cinco discos. Obedecendo a uma ordem cronológica das composições, o grupo retrata a cronologia do choro – dos diferentes períodos da história até os dias de hoje – através da sua própria cronologia, e demonstra a evolução do gênero na modernidade composicional e nos arranjos das integrantes.

A turnê acontece em seis cidades do interior do Estado de São Paulo que possuem Concha Acústica: Lençóis Paulista, Atibaia, Indaiatuba, Jundiaí, Santa Rita do Passa Quatro e Franca.

Choronas 25+: Cronologia do Choro pela Cronologia das Choronas

Data: 23 de abril
Horário: 17 horas
Local: Concha Acústica do Parque Ecológico
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé - Chácara Areal
Evento gratuito

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!