Dados mais recentes do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego confirmam que a cidade de Itu obteve o maior saldo de empregos para jovens nos últimos 12 meses. Na faixa etária de 18 até 29 anos, a cidade registra 1093 novas admissões com carteira assinada referentes ao mês de setembro.
As oportunidades de entrada no mercado refletem as ações da Secretaria Municipal de Emprego e Trabalho, criada no governo Guilherme Gazzola, com a promoção de qualificações, cursos profissionalizantes em parceria com instituições como Senai e Sebrae, além da atuação das duas unidades do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) no Centro e no Pirapitingui.
A empregabilidade em alta na faixa etária dos jovens é a mais elevada desde setembro de 2022, quando o município ainda se recuperava dos efeitos de desaceleração econômica da pandemia de Covid-19.
Considerando outras faixas etárias, o saldo total de novas vagas de trabalho formal já se aproxima de 5 mil, refletindo cerca de 10% a mais de força de trabalho em comparação ao ano de 2016, que antecede o primeiro mandato da atual gestão municipal.
Comentários: