Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cidade

Indaiatuba registra dezembro mais seco dos últimos 35 anos

Dados são obtidos pelo índice pluviométrico oficial do município que realiza as medições desde 1988

Indaiatuba registra dezembro mais seco dos últimos 35 anos
Dezembro de 2023 ficou muito abaixo do mesmo mês no ano anterior no indice de chuvas.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O índice pluviométrico medido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) desde 1988 assinalou que o mês de dezembro de 2023 efoi o mais seco desde o início das medições. Os registros oficiais estão disponíveis no no site https://saae.sp.gov.br/indice_pluviometrico/.

Na Estação de Tratamento de Água (ETA III), localizada no bairro Pimenta, apenas 43,6 mm de chuva foram registrados, enquanto na ETA I, situada na Vila Avaí, a contagem foi de 31,7 mm. Essa realidade contrasta com o dezembro de 2022, registrado como o mais chuvoso da história, com 501,3 mm de chuva na ETA III e 608,8 mm na ETA I.

Diante desse cenário, o superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla, reforça a importância do uso consciente da água para a preservação hídrica. "O mês de dezembro marca o início da temporada de verão, caracterizada por temperaturas mais elevadas e maior incidência de chuvas, fator importante no abastecimento de água em rios, mananciais e lençóis freáticos. Quando há uma falta significativa de chuva a recarga dos lençóis freáticos é comprometida, o que pode levar a uma diminuição das reservas de água para enfrentar o período de estiagem, no inverno”, alerta.

Salla chama a atenção para o fato de que, embora Indaiatuba seja bem estruturada, em comparação com outras cidades da região a importância do uso racional da água permanece fundamental.

“A conscientização de todos é crucial, por isso é importante evitar a lavagem excessiva de calçadas e veículos e utilizar métodos mais econômicos, como o balde em vez da mangueira, são ações simples que fazem grande diferença”, orienta.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!