O cenário econômico de Indaiatuba em 2024 revelou uma realidade preocupante para o setor empresarial. Dados da Serasa Experian indicam que a cidade registrou dois pedidos de recuperação judicial ao longo do ano, enquanto em 2023 não havia registrado nenhum.
No Brasil, o total de pedidos também atingiu um recorde histórico: 2.273 empresas recorrendo ao Judiciário, o maior número desde o início da série histórica, em 2005. O crescimento foi de 61,8% em comparação a 2023, que registrou 1.405 casos, e de impressionantes 173% em relação a 2022, quando o total foi de 833.
Os dados também acenderam outro alerta: o ano de 2024 terminou com 6,9 milhões de empresas inadimplentes no país, um aumento de 300 mil em relação a 2023. Esse número equivale a 31,6% de todas as empresas ativas no Brasil. O setor de serviços liderou o crescimento da inadimplência, com 31,6% do total, enquanto as micro e pequenas empresas somaram 6,5 milhões dos negócios afetados.
Para o advogado Felipe Granito, especialista em recuperação empresarial e sócio do escritório Granito Boneli Advogados, embora o cenário seja preocupante, há alternativas para reverter crises financeiras sem recorrer à recuperação judicial. “Com estratégias jurídicas e financeiras bem estruturadas, é possível restaurar a saúde financeira da empresa antes que uma situação se torne irreversível. No nosso escritório, conseguimos negociar descontos médios superiores a 80% com credores, incluindo bancos, além de reestruturar o negócio para garantir sua sustentabilidade”, afirma Granito.
Sobre o Granito Boneli Advogados
O Granito Boneli Advogados é um escritório formado por profissionais com ampla expertise em Direito Público e Privado, com foco em Direito Empresarial. Oferece assessoria jurídica personalizada e completa, projetada de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, abrangendo diversos campos de atuação, como Crise Financeira e Recuperação Empresarial, Direito Tributário, Contratos Empresariais, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Direito Imobiliário, Relações de Consumo e Direito Trabalhista. Reconhecido nacionalmente por diversas organizações de classificação técnica da advocacia e certificado pela ISO 9001, o escritório possui sede em Campinas (SP) e filiais em Cuiabá (MT), São Luís (MA) e Florianópolis (SC).
Comentários: