Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cidade

CPFL alerta sobre cuidados com balões e a montagem de barracas e fogueiras

Veja as dicas de segurança durante a organização de quermesses e comemorações, para não estragar a diversão. 

CPFL alerta sobre cuidados com balões e a montagem de barracas e fogueiras
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

CPFL Piratininga reforça dicas de segurança durante a organização de quermesses e comemorações, para não estragar a diversão 

 

As festas juninas estão chegando e com elas as barracas, bandeirinhas, comidas típicas, jogos, músicas e fogueiras, as quermesses e toda a alegria que acompanha essa época do ano. No entanto, antes de iniciar a montagem das estruturas e enfeites, a população deve tomar cuidado com a rede elétrica, garantindo a segurança e o bem-estar de todos. 

 

As áreas em que serão realizadas as comemorações devem ser escolhidas observando-se, em primeiro lugar, a segurança. Barracas, enfeites e fogueiras devem estar distantes da rede de distribuição e, para a montagem das barracas, por exemplo, a presença de um eletricista profissional é primordial para checagem das instalações elétricas do local. 

Outro assunto preocupante é a prática de soltar balões. Além de ser proibido por lei, ao atingir instalações elétricas ele pode provocar graves acidentes e queimadas que, se ocorrerem próximas de linhas de transmissão e subestações de energia, geram a interrupção no fornecimento de energia para muitos consumidores, além de colocar em risco residências, matas e a vida das pessoas. 

 

"No período de festas juninas, em que muitas pessoas participam da montagem de barracas e colocação de flâmulas coloridas, além de brincar na festa é muito importante que estejam conscientes sobre os riscos que a rede elétrica pode proporcionar. Nosso maior objetivo é promover a conscientização para que possamos contribuir para preservar vidas", ressalta Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia. 

 

A iniciativa de conscientização faz parte da campanha Guardião da Vida, que convoca os clientes e prestadores de serviço a se tornarem parte do esforço de sensibilização da comunidade para a preservação da vida. O objetivo é alertar a população sobre os riscos do convívio inadequado com a rede elétrica, além de fornecer importantes dicas sobre segurança. 

Veja as dicas da CPFL Piratininga para garantir a segurança no período de Festas Juninas: 

  • Use apenas produtos com garantia e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 
  • Fique atento ao manusear arames, escadas e outros materiais metálicos usados na montagem de barracas que, em contato com a rede elétrica, podem provocar acidentes.  
  • Nunca pendure as tradicionais bandeirinhas coloridas em postes e nem coloque enfeites que contenham fios ou cabos metálicos, em sua confecção, próximos da rede elétrica.  
  • Não solte balões. Além de serem proibidos por lei, eles podem provocar acidentes graves se caírem em residências, matas, ou sob rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia e colocando em risco a vida das pessoas. Nunca acenda fogueiras perto da rede elétrica.
  • A alta temperatura pode interromper o fornecimento de energia. Nunca faça ligações clandestinas para fornecer energia para a festa.
  • Consulte sempre os técnicos da distribuidora de energia sobre os parâmetros de segurança com a rede elétrica, antes da montagem do evento.
  • É recomendado utilizar os serviços de um eletricista profissional para observar todos os cuidados com a rede de iluminação e alimentação (tomadas). 

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!