Ponto alto no calendário dos chocólatras, o Dia Mundial do Chocolate (7 de julho) merece celebração e atenção às novas tendências de consumo. Dados do Covabra Supermercados mostram que, embora os chocolates ao leite ainda sejam os mais consumidos, os produtos com alto teor de cacau e versões sem adição de açúcar têm conquistado cada vez mais o paladar dos consumidores. Isto ocorre, especialmente, entre o público feminino, que lidera o consumo em todas as faixas etárias. Nas lojas da rede, mais da metade (56%) dos compradores da categoria são mulheres, com destaque para a faixa dos 41 aos 50 anos.
O frio também aquece as vendas: durante o inverno, há crescimento médio de 25% na venda de chocolates e 35% no consumo de achocolatados, principalmente nas lojas das cidades de Leme, Pirassununga, Capivari, Rio Claro, Campinas e Itupeva.
“A categoria de chocolates tem se diversificado muito nos últimos anos e o consumidor está mais atento à composição e ao sabor. Os produtos com maior teor de cacau e sem açúcar deixaram de ser nicho e passaram a fazer parte da rotina de compra de muitos clientes”, afirma Claudecir Aparecido Franzini, gerente de mercearia doce do Covabra. “O chocolate é um produto que vai além do sabor, está ligado a afeto, memória e prazer. Entender as preferências do consumidor é essencial para oferecer uma experiência de compra mais completa e atrativa”, completa o gerente.
Campanha
Mesmo com a variação no preço do cacau no mercado internacional, que tem pressionado o valor final dos produtos, a expectativa para julho é positiva. Para marcar a data, a rede Covabra realiza uma campanha especial com ambientação temática nas lojas e promoções em parceria com marcas como Lacta, Nestlé, Ferrero, Hershey’s, Milka e Lindt.
Ao todo, a rede oferece mais de 150 tipos de chocolates, selecionados de acordo com o desempenho e a preferência dos consumidores.
Sobre o Covabra
Com mais de 35 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) foi fundada em Limeira, interior de São Paulo, em 1989. Destacou-se por implantar um novo conceito de supermercado na região e por ser pioneira no uso de tecnologia com leitores ópticos em todos os seus caixas, promovendo mais eficiência e economia para os consumidores.
Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré (SP), com 13 mil m² de área construída, otimizando a logística e garantindo um abastecimento ainda mais eficiente para suas lojas.
Comprometida com a segurança alimentar e a sustentabilidade, a rede Covabra também passou a adotar práticas alinhadas ao RAMA (Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos), criado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). O programa garante a rastreabilidade dos alimentos, monitorando aspectos como resíduos de agrotóxicos e fornecendo informações que auxiliam na seleção consciente de produtores e fornecedores.
Comentários: