Portal de Indaiatuba

Domingo, 09 de Novembro de 2025
Gabriel
Gabriel

Notícias Cultura

COMUNIDADE DA CANDELÁRIA LANÇA PROJETO DE RESTAURO DA IGREJA COM LEI DE INCENTIVO

Evento aconteceu na noite de quarta-feira com presença de autoridades e empresários.

COMUNIDADE DA CANDELÁRIA LANÇA PROJETO DE RESTAURO DA IGREJA COM LEI DE INCENTIVO
Padre Paulo recebeu convidados para mostrar o Projeto de Restauro e preparar a Igreja para comemorar 200 anos.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O padre Paulo Crozera, pároco da Matriz de Nossa Senhora da Candelária em Indaiatuba, acompanhado da Comissão de Restauro da Igreja Matriz, recebeu na noite de quarta-feira (12) um grupo de empresários da cidade no salão paroquial para o lançamento do Projeto de Restauro da Igreja através da Lei de Incentivos Fiscais, mas conhecida como Lei Rouanet. O edifício foi construído em 1830 e a partir dela a Vila de Cocais se desenvolveu e tronou-se Indaiatuba. O projeto pretende deixar a igreja restaurada para a comemoração dos 200 anos de existência. Essa é a construção mais antiga da Arquidiocese de Campinas.

O projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo Fiscal que permite que as doações feitas para o restauro da igreja sejam abatidas do imposto de renda seja da pessoa física ou jurídica com alguns diferenciais.  O processo de restauração que já vem acontecendo há dois anos é feito através da Associação Cultural Candelária, que tem o próprio padre Paulo como presidente e os demais membros são empresários e profissionais da cidade que fazem parte da comissão de restauro.

Estiveram presentes o prefeito Dr. Custódio Tavares, o Secretário de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação José Augusto Gonçalves, o Gonça, os vereadores Alexandre Peres, vice-presidente da Câmara, Eduardo Tonin, Wilson dos Santos, o Índio, Danilo Barnabé e Dr. Otniel Harfouch e empresários de vários segmentos da indústria, comércio e serviços.

Algumas empresas da cidade já estiveram na igreja para conhecer o projeto e sinalizaram apoiá-lo, como a Fundação SEW, que enviou representantes na semana passada para uma visita.

Para contribuir as empresas com lucro real podem destinar 4% do imposto devido e as pessoas físicas 6% que retornam integralmente para aquele que contribuir, além de terem seus nomes e logomarcas expostos no projeto de comunicação do restauro. A produtora cultural Carmen Ajala, responsável pela inclusão do Projeto de Restauro na Lei de Incentivo, fez uma palestra detalhando como podem ser feitas as contribuições e tirando dúvidas sobre o assunto. Também foi apresentado pelo membro da comissão de restauro Valdecir Peressim o trabalho que já foi executado de forma emergencial que foi o restauro de toda a estrutura do telhado. Ele também apresentou as fases que ainda precisam ser feitas e o valor da obra está estimado em R$ 3.8 milhões de reais. O Arquiteto Francisco Zorzete, especialista em restauração de edifícios tombados, com trabalhos realizados no Brasil e no Exterior, também falou sobre sua experiência e como a associação da imagem de empresas envolvidas no processo, como apoiadores, é valorizada pela comunidade envolvida.

Para quem estiver interessado em conhecer mais do projeto e/ou fazer doações basta entrar em contato com a secretaria da Igreja ou através das redes sociais e agendar uma reunião com os responsáveis.

SERVIÇO:

Projeto de Restauro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária

Informações e contribuições 19 3875.2108

Instagram - @acccandelaria200

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!