Portal de Indaiatuba

Terça-feira, 25 de Marco de 2025
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Colunas/BUSINESS NEWS RMC

Viracopos tem alta no número de passageiros em janeiro e busca novas rotas

O recorde anterior era de dezembro de 2022, com 1,08 milhão de pessoas.

Viracopos tem alta no número de passageiros em janeiro e busca novas rotas
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com impulso das férias escolares, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, inicia 2025 com alta de 16,3% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo mês do ano passado. Embarcaram ou desembarcaram em no mês passado pelo terminal 1,11 milhão pessoas ante 959,6 mil de janeiro de 2024. O movimento, de acordo com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos foi o segundo melhor resultado para esse mês na história do aeroporto, ficando atrás apenas a janeiro de 2023, que teve 1,15 milhão.

Outro dado registrado em janeiro foi o de crescimento de passageiros em viagens internacionais, com alta de 36% em relação a janeiro de 2024. Foram 96,7 mil pessoas embarcando ou desembarcando do exterior no mês passado ante 71 mil do mesmo período do ano passado.

Viracopos já havia encerrado o ano passado com viés de crescimento e registrado o melhor dezembro da história do terminal aéreo com 1,13 milhão de passageiros embarcando ou desembarcando em viagens nacionais e internacionais no mês. O recorde anterior era de dezembro de 2022, com 1,08 milhão de pessoas. 

Com isso, os dados registrados em janeiro de 2025 confirmam a tendência de crescimento registrada ao longo de 2024, que foi o ano em que o aeroporto teve a segunda melhor marca da história, com 12,4 milhões de passageiros, ficando atrás apenas do ano de 2023, com 12,5 milhões.

Com esse viés de crescimento registrado nos últimos dois anos, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o complexo aeroportuário, tem o objetivo de atrair novas rotas nacionais e internacionais em 2025 e, assim, superar a marca dos 13 milhões de passageiros.

Em 2011, antes do início da concessão, o aeroporto recebeu 7,6 milhões de passageiros. No ano seguinte, já sob a administração da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o movimento saltou para 8,9 milhões.

Viracopos iniciou 2025 com 96,7 mil passageiros internacionais e encerrou o ano de 2024 com um total de 858,7 mil passageiros transportados em voos para o exterior.  Atualmente, o terminal opera voos para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR), Assunção (PA) e Paris (FRA), além dos destinos sazonais Bariloche (ARG) e Mendoza (ARG). Todos os destinos são operados pela Azul Linhas Aéreas.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está negociando a implantação de novas rotas nacionais e internacionais, tanto de passageiros quanto de cargas para 2025. Com esse objetivo, Viracopos participou, nos dias 10, 11 e 12/02, da Routes Americas 2025, maior feira de aviação civil de passageiros do continente, que aconteceu em Nassau e Paradise Island, nas Bahamas.

ESG: Azul lança negócio voltado para créditos de carbono

A Azul Linhas Aéreas acaba de lançar no mercado um novo negócio com o objetivo de dar um impulso e fazer decolar os projetos e as iniciativas envolvendo a agenda climática de empresas de diversos setores. A companhia, a única aérea do mundo a ter suas metas de redução de carbono de longo prazo aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi) – a iniciativa do Pacto Global da ONU em aliança com as ONGs internacionais de renome CDP, WRI e WWF –, terá uma nova unidade de negócio para oferecer a seus parceiros e clientes corporativos know-how e a expertise que a tornaram referência no assunto.

Na prática, a Azul deve apoiar e orientar, de forma personalizada, empresas interessadas, construindo estratégias para compensação de emissões de Carbono, adequadas a realidade de cada cliente.

“Queremos oferecer aos clientes corporativos um portfólio que inclui não apenas a ponte e a segurança da nossa marca para a comercialização de créditos de carbono de alta integridade, mas também orientações e análises especializadas para que a aquisição seja a mais eficiente possível”, explica Filipe Alvarez, gerente de sustentabilidade da Azul.

 estratégia da Azul para lançar suas unidades de negócio segue a mesma de sempre. Quando há a garantia de processos, conhecimento, experiência e talentos, bem como resultados importantes em algum campo de atuação, a companhia acredita que está preparada para contribuir com as necessidades e urgências do mercado. Foi assim com o lançamento da Azul Viagens, a sua operadora de Turismo; com a Azul Cargo Express, sua unidade de logística; e, mais recentemente, com a TecOps, que completou um ano de operações em 2024 e oferece serviços especializados em manutenção de aeronaves.

Montadora chinesa avalia instalar fábrica na região de Campinas

Quarta maior montadora da China, a GAC Motor se prepara para iniciar operações no Brasil, com produção de carros em solo nacional. O primeiro passo foi dado com a instalação de seu primeiro centro de distribuição de peças, em Cajamar (SP). A próxima etapa será a implantação de uma fábrica para produção de seus veículos. Duas cidades da região de Campinas estariam na disputa: Indaiatuba e Sumaré, segundo reportagem do UOL.

Para brigar pelo mercado brasileiro, a GAC prevê investir R$ 6 bilhões ao longo dos próximos cinco anos, com a instalação da fábrica, centro de distribuição e lançamentos de veículos. Para encurtar o caminho e iniciar a produção rapidamente, ainda no primeiro trimestre de 2025, a empresa avalia, dentre as oportunidades, ocupar a fábrica da Honda, em Sumaré, que deixou de produzir veículos em 2021, ou a unidade da Toyota, em Indaiatuba, em fase final de desativação.

O centro de distribuição de peças, com 2 mil metros quadrados, foi aberto em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo. “A empresa quer garantir a disponibilidade imediata de componentes para manutenção e revisão”, afirmou a GAC em comunicado à imprensa, citando que a instalação será operada pela dinamarquesa DSV.

 

Comentários:
Business News RMC

Publicado por:

Business News RMC

Coluna editada pelo jornalista Marcelo Oliveira sobre economia na Região Metropolitana de Campinas.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!