Portal de Indaiatuba

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025
Gabriel
Gabriel

Colunas/BUSINESS NEWS RMC

Turismo regional quer ir além dos eventos corporativos

Eventos corporativo e de negócios representam cerca de 80% do faturamento do setor de turismo

Turismo regional quer ir além dos eventos corporativos
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os eventos corporativo e de negócios representam cerca de 80% do faturamento do setor de turismo, principalmente hoteleiro, na região de Campinas. Mas os setores público e privado querem uma fatia maior vindo do turismo de lazer. E já se articulam de forma conjunta para melhorar a infraestrutura necessária para atrair mais turistas e reduzir a dependência dos eventos, que estão em franca expansão na região.

Em agosto, executivos da diretoria do Distrito Turístico Serra Azul, um dos principais polos de entretenimento e turismo do Estado de São Paulo, onde estão localizados dois parques temáticos, receberam o Diretor do Escritório da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri, e do Secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena e consultores da InvestSP.

No encontro foram tratadas formas de cooperação estratégica entre a ONU Turismo, Governo do Estado de São Paulo e os municípios que compõe os Distritos Turísticos paulistas. A ideia é desenvolver planos conjuntos e ações estratégicas para facilitar a captação de novos investimentos públicos e privados na consolidação do conceito de um produto turístico integrado, no Brasil.

Em outra frente de trabalho, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), reconheceu as cidades de Americana, Campinas, Jaguariúna, Santa Bárbara D’Oeste e Vinhedo como Município de Interesse Turístico (MIT). Elas se juntam a Pedreira e Itatiba com o título.

Como Município de Interesse Turístico, os municípios se habilitam a partir de 2027 a receber recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dedatur). As verbas variam de R$ 600 a 800 mil por ano para ampliar obras de infraestrutura e atrativos turísticos.

CURTAS

Nespresso Brasil vai reciclar borra de café em Valinhos

Na sua agenda ESG, a Nespresso Brasil vai produzir biometano a partir da borra de café. Todos os resíduos orgânicos coletados pelo seu sistema nacional de reciclagem serão separados no Centro de Reciclagem instalado em Valinhos, onde serão transformados em gás verde, uma fonte de energia renovável. Na próxima etapa do projeto, segundo a matriz da multinacional, o biogás será utilizado para abastecer a planta industrial da Nestlé em Araçatuba, fechando um ciclo inteligente e de baixa emissão de carbono.

Região puxa crescimento da Zurich Seguros

A Zurich Seguros registrou crescimento de 17,8% nas vendas via corretor de seguros no primeiro semestre de 2025 no interior de São Paulo, em comparação ao mesmo período de 2024. O destaque foi a região de Campinas, que avançou 21,8%. O desempenho confirma a posição estratégica da seguradora na região, sustentada por uma economia diversificada e pela força da rede de corretores locais.

Indústrias da região reportam prejuízos com tarifaço

As indústrias da região de Campinas começam a contabilizar os prejuízos causados pelo tarifaço dos Estados Unidos. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a alemã SEW Eurodrive, fabricante de componentes e peças para equipamentos de grande porte, com fábrica em Indaiatuba, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), calcula uma perda de R$ 250 milhões com tarifas de 50% nas exportações aos EUA. O valor que representaria 65% do total de suas exportações.

Desktop reduz investimentos

Após registrar crescimento de 35% em faturamento e de 8% em receita no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, a Desktop, de Sumaré, decidiu desacelerar seus investimentos no segundo semestre. A redução atinge a ativação de clientes e expansão de rede no restante de 2025, indicou a operadora de banda larga em conferência sobre resultados. “Estaremos mais focados nos próximos trimestres em melhorar a geração de caixa, mas sem abrir mão de um crescimento consistente”, resumiu o CEO da Desktop, Denio Alves Lindo.

Comentários:
Business News RMC

Publicado por:

Business News RMC

Coluna editada pelo jornalista Marcelo Oliveira sobre economia na Região Metropolitana de Campinas.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!