Portal de Indaiatuba

Terça-feira, 22 de Abril de 2025
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Colunas/FONTES EDUCACIONAIS

PRAZER EM TE CONHECER

Vamos falar sobre Psicopedagogia Neurocognitiva?

PRAZER EM TE CONHECER
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Olá! Meu nome é Thaís Cerqueira Jorge Nogueira, atuo na área da educação há mais de 25 anos, sou formada em Pedagogia, Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Neuropsicologia. Tenho MBA em Neuroliderança e, atualmente, estou na reta final do Mestrado pela FICS - Faculdades Interamericanas de Ciências Sociais na área de Neurociência.

Durante os próximos artigos publicados aqui no Portal de Indaiatuba, falarei um pouco de cada atuação da Psicopedagogia Neurocognitiva dentro dos aspectos, condições e transtornos de aprendizagem, transtornos emocionais, espectros e também transtornos neurológicos que vem com a idade, portanto, convido a você a continuar atento aos nossos artigos, às nossas publicações!

É com imenso prazer que passo um pouco da minha jornada de estudos para vocês, assim como, a comprovação da minha profissão, que pode auxiliar muito no desenvolvimento da sua família não só no quesito educacional, mas também emocional e das rotinas diárias que são imprescindíveis para um bom relacionamento familiar.

Atuo como Psicopedagoga Neurocognitiva dando suporte às pessoas com transtornos de aprendizagem, transtornos emocionais, transtornos neurológicos que interferem no ambiente escolar e com idosos para estímulo de memória e psicomotor. Minha atuação é toda baseada em dados científicos que estudei durante toda a minha jornada, além das pesquisas científicas que eu realizo dentro das necessidades e obrigatoriedades do mestrado.

Além das pós-graduações, MBA e mestrado, possuo mais de 35 cursos extracurriculares voltados para educação emocional, saúde mental e psiquiatria. Estes são alguns deles: Psicologia, Saúde Mental da Criança e do Adolescente, Urgências Psiquiátricas, Aspectos Essenciais dos Transtornos Psicóticos, TEA (Transtorno do Espectro Autista), Neuroaprendizagem, Prevenção ao Suicídio, Terapia ABA - Análise do Comportamento Aplicada, Suporte para Baixa Visão, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Gestão das Emoções, Transtorno do Desenvolvimento Global, Vínculo Escolar, Saúde do Escolar, O Lúdico na Construção do Conhecimento, Mindfulness., Teste Vocacional através das Análises das Emoções.

A Psicopedagogia Neurocognitiva tem esse nome porque é através dela que eu vou desenvolver a análise ampla da atenção sustentada, da memória de curto e longo prazo, do resgate de aprendizagem, estratégias e estímulos de aprendizagem e de solução de problemas, vou auxiliar através de atividades lúdicas e orientadas a formalização de novos processos neurais para que toda as sinapses neurais e todo o processo neurocognitivo se fortaleça e se amplie da forma necessária para que a criança, o adolescente ou adulto que possua qualquer transtorno de aprendizagem, emocional ou neurológico possa desempenhar um papel significativo em seu meio social.

Todos os meus estudos são voltados para a ludicidade dentro do espaço clínico, através desses estudos, cursos e congressos que participei sempre há questões levantadas sobre a importância do ato de brincar, independente da idade, os jogos que estabelecem conexões seguras para um bom desenvolvimento e resgate neural, desempenhando também através destes processos, a rotina estruturada para um bom desempenho diário da pessoa que necessita de um foco, de orientação estabelecida e, principalmente, ter a visão ampla e segura dos fatos que precisam seguir durante o seu dia, semana, mês, ano e sua jornada de vida.

Perante esses dois anos de curso do mestrado, ampliei os meus estudos dentro do ato de brincar, da ludicidade, da segurança das estratégias neurais e, enfaticamente, de metodologias ativas para que a criança, adolescente,  adulto ou o idoso tenha uma formação eficaz para o neurodesenvolvimento. É neste contexto que trago toda a minha dissertação de comprovação do mestrado pela Faculdades Interamericanas de Ciências Sociais e também comprovados pelos meus artigos científicos que já estão sendo publicados, um deles pela revista Minerva Magazine of Science (Internacional) na qual eu comprovo a importância da metodologias ativas dentro do ambiente escolar, transformando desta forma, um pouco da visão dos professores que ainda não acreditam no neurodesenvolvimento  dentro da sala de aula. Artigo publicado em 17/02/2025 no site Minerva: https://www.minerva.edu.py/articulo/872/

Voltando para Psicopedagogia Clínica, na qual eu atuo no Espaço Fontes Educacionais, todos os meus processos são realizados como eu já citei, com bases em comprovações científicas e neurocientíficas, são registrados em relatórios, compartilhados algumas questões com os outros profissionais que atendem essas pessoas entre eles: psicólogos, neurologistas e psiquiatras, e também, com relatórios semestrais para a família, além do suporte familiar, que é imprescindível para o bom desenvolvimento daqueles que apresentam transtornos de aprendizagem, emocionais ou neurológicos.

Se caso se interessar por algum tema, estou à disposição para sanar as dúvidas, pelo contato do WhatsApp (19)999556690. Venha nos conhecer!

Comentários:
Thaís Nogueira

Publicado por:

Thaís Nogueira

Formada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicologia, MBA em Neuroliderança, Mestranda em Neurociências. Atua com crianças, jovens, adultos e idosos com trabalho neurocognitivo amplo.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!