Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Região

Viracopos recebue Antonov para o transporte de carga de 31 toneladas para o Chile

Aeronave decolou na madrugada de domingo e operação de carregamento precisou até de um guindaste

Viracopos recebue Antonov para o transporte de carga de 31 toneladas para o Chile
O cargueiro possui capacidade para transportar até 150 toneladas, aproximadamente o peso de 10 ônibus padrão. 
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu no sábado (15/06) o maior avião cargueiro do mundo, o Antonov An-124. A aeronave carregou uma carga de 31 toneladas para uma indústria de celulose e decolou na madrugada de domingo (16/06), às 3h20, com destino ao Chile, incluindo uma escala em Buenos Aires (ARG).

A operação e a contração do voo foram realizadas pelo Agente de Carga Logwin Air + Ocean Brazil Ltda. Devido ao tamanho e peso da carga, a operação de descarregamento da carga e carregamento no avião precisou ser realizada no pátio de manobras de aeronaves com suporte de um guindaste. A operação foi considera um sucesso pelas equipes de Viracopos.

No sábado pela manhã, centenas de pessoas se reuniram no entorno do aeroporto para acompanhar a chegada do gigante da aviação em Viracopos. O avião possui 69 metros de comprimento e cerca de 21 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares.

Vindo de uma escala de reabastecimento na Ilha do Sal, Cabo Verde, a aeronave possui uma envergadura de 73 metros. Equipado com três trens de pouso e 24 rodas para suportar seu peso máximo de decolagem, o Antonov Ruslan requer uma pista de decolagem "código 4", com mais de 1.800 metros de comprimento.

O cargueiro possui capacidade para transportar até 150 toneladas, aproximadamente o peso de 10 ônibus padrão.  O cargueiro Antonov An-124 Ruslan, de origem soviética e fabricado pela Antonov Design Bureau, na Ucrânia, em 1982, foi o maior avião do mundo por seis anos até 1988, quando foi superado pelo Mryia. No entanto, em 2022, o Mryia foi destruído durante a guerra da Ucrânia.

Sobre Viracopos

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos processa 1/3 de toda a carga que chega ao país pelo modal aéreo. Estrategicamente localizado entre as principais rodovias do país, o aeroporto também está posicionado entre os mais importantes polos industriais, comerciais e tecnológicos do Brasil.

Entre os pilares apresentados pelo time de carga de Viracopos estão a eficiência no recebimento e na liberação da carga; a capacidade operacional de alta performance; e a utilização das melhores práticas em gestão, movimentação e armazenagem de cargas.

O Terminal de Carga de Viracopos apresenta uma capacidade operacional de alto rendimento com soluções customizadas para os clientes. Com uma área total de 90 mil m², o TECA apresenta sistema de monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.

O TECA também possui uma estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto também possui uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.

Finalista: Aeroporto de Carga do Ano

O Aeroporto Internacional de Viracopos é finalista na categoria Aeroporto de Carga do Ano na edição de 2024 da Air Cargo Week World Air Cargo Awards, premiação que será realizada no Novo Centro Internacional de Exposições de Xangai, na China, no próximo dia 26 de junho.

Viracopos é o único aeroporto brasileiro a disputar a premiação. A World Air Cargo Awards é uma das principais premiações mundiais na área de logística aérea e reconhece companhias aéreas, aeroportos, agentes de carga, despachantes, agentes de vendas em geral e prestadores de serviços logísticos.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!