Câncer de cabeça e pescoço englobam tumores da região da cavidade oral, orofaringe, seios da face, faringe, laringe e tireoide. A incidência é maior em homens do que em mulheres, e na grande maioria das vezes, acima dos 60 anos.
“É importante salientar sobre os principais fatores de risco dos cânceres de cabeça e pescoço, que são o tabagismo e o consumo de bebidas alcóolicas”, explica o doutor Luis Eduardo Zucca, diretor de pesquisa do Instituto do Câncer Brasil. O médico ainda ressalta sobre a demora para pacientes atingidos demonstrarem sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce e o tratamento.
Também é necessário alertar sobre a relação com a Infecção pelo HPV por relações sexuais que atingem a pele e a mucosa bucal.
Para ter uma detecção precoce e melhorar as chances de cura, é indicado realizar exames clínicos de Check-up de saúde periodicamente, entre 6 a 12 meses.
Equipe Multidisciplinar
O tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço dependerá das características do tumor e da saúde do paciente, mas geralmente, pode ser removido por procedimento cirúrgico, combinado com quimio ou radioterapia. O uso da imunoterapia e de drogas alvos específicos também vem se consolidando como ferramentas importantes nesse cenário.
“A técnica vai variar de acordo com o local, tamanho e natureza do tumor, e o cirurgião responsável tem que ter todas as informações do paciente para que ela seja um sucesso”, explica a doutora Patrícia Rafaela Rezende, cirurgiã especialista em cabeça e pescoço.
Para tratar dos diferentes casos de câncer, o Instituto do Câncer Brasil conta com um corpo clínico de especialistas em diferentes áreas em suas unidades para um trabalho em conjunto no processo de cura dos pacientes, com oncologistas clínicos, cirurgiões e outros profissionais da saúde para promover o bem-estar.
Sobre o Instituto do Câncer Brasil
O Instituto do Câncer Brasil é uma empresa especializada no atendimento e tratamento de oncologia por meio de implantação de estrutura clínica, cirúrgica e de radioterapia para tratamentos do câncer em hospitais, clínicas privadas e parcerias com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Com sete unidades espalhadas pelos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a missão do ICB é democratizar o acesso ao atendimento oncológico de qualidade para todo o Brasil, colocando à disposição terapias inovadoras e de forma humanizada ao paciente.
Comentários: