Portal de Indaiatuba

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Saúde

Tumores de cabeça e pescoço: conheça os riscos e sinais

O mês de julho foi escolhido para conscientizar as pessoas sobre os tumores que na maioria das vezes são assintomáticos 

Tumores de cabeça e pescoço: conheça os riscos e sinais
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Câncer de cabeça e pescoço englobam tumores da região da cavidade oral, orofaringe, seios da face, faringe, laringe e tireoide. A incidência é maior em homens do que em mulheres, e na grande maioria das vezes, acima dos 60 anos.
 
“É importante salientar sobre os principais fatores de risco dos cânceres de cabeça e pescoço, que são o tabagismo e o consumo de bebidas alcóolicas”, explica o doutor Luis Eduardo Zucca, diretor de pesquisa do Instituto do Câncer Brasil. O médico ainda ressalta sobre a demora para pacientes atingidos demonstrarem sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce e o tratamento.
 
Também  é necessário alertar sobre  a relação com a Infecção pelo HPV por relações sexuais que atingem a pele e a mucosa bucal.
 
Para ter uma detecção precoce e melhorar as chances de cura, é indicado realizar exames clínicos de Check-up de saúde periodicamente, entre 6 a 12 meses.
 
Equipe Multidisciplinar
 
O tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço dependerá das características do tumor e da saúde do paciente, mas geralmente, pode ser removido por procedimento cirúrgico, combinado com quimio ou radioterapia. O uso da imunoterapia e de drogas alvos específicos também vem se consolidando como ferramentas importantes nesse cenário.
 
“A técnica vai variar de acordo com o local, tamanho e natureza do tumor, e o cirurgião responsável tem que ter todas as informações do paciente para que ela seja um sucesso”, explica a doutora Patrícia Rafaela Rezende, cirurgiã especialista em cabeça e pescoço.
 
Para tratar dos diferentes casos de câncer, o Instituto do Câncer Brasil conta com um corpo clínico de especialistas em diferentes áreas em suas unidades para um trabalho em conjunto no processo de cura dos pacientes, com oncologistas clínicos, cirurgiões e outros profissionais da saúde para promover o bem-estar.
 
Sobre o Instituto do Câncer Brasil
 
O Instituto do Câncer Brasil é uma empresa especializada no atendimento e tratamento de oncologia por meio de implantação de estrutura clínica, cirúrgica e de radioterapia para tratamentos do câncer em hospitais, clínicas privadas e parcerias com o Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Com sete unidades espalhadas pelos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a missão do ICB é democratizar o acesso ao atendimento oncológico de qualidade para todo o Brasil, colocando à disposição terapias inovadoras e de forma humanizada ao paciente.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!