Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Cultura

Segunda semana reúne choro, sertanejo e rock e tem Luiza Possi com Camerata em Indaiatuba

Programação começou terça (9) em conjunto com a Semana Nabor Pires Camargo

Segunda semana reúne choro, sertanejo e rock e tem Luiza Possi com Camerata em Indaiatuba
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A segunda semana do 31º Maio Musical começou nesta terça-feira, dia 9, junto com a Semana Nabor Pires Camargo, em uma programação que conta com atrações no Casarão Pau Preto, Sala Acrísio de Camargo, Parque Ecológico e a exibição de documentários em parceria com o Topázio Cinemas. A realização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Na quarta-feira, dia 10, programação dupla com Dagma Eid, violonista especializada em instrumentos de cordas dedilhadas históricas e Doutoranda em Música pela Universidade Estadual Paulista, com sólida formação no Brasil e no exterior. Às 16h, ela comanda workshop com um panorama musical e artístico de um repertório representativo na literatura para instrumentos da família das cordas dedilhadas a partir do século XVI.

A partir das 19h30, a regente da Camerata Jovem de Violões no Conservatório de Tatuí apresenta o espetáculo Ars de Pulsatione, com um panorama da performance histórica para o instrumento solista, que abrange os diversos gêneros musicais do período renascentista e barroco, desde os cancioneiros populares até a música praticada dentro dos palácios.

Waldir Azevedo

Na quinta, dia 11, às 19h30, o quarteto Vê Se Gostas apresenta Waldir Azevedo: 100 Anos, que homenageia o centenário desse grande compositor e cavaquinista brasileiro. Com sua criatividade, talento e técnica, Waldir Azevedo levou o cavaquinho e o choro para rádio, TV, festivais e álbuns nacionais e internacionais.

Também no dia 11, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), a Orquestra Jovem de Indaiatuba se une ao grupo Amigos & Viola para o show Clássicos do Sertanejo Raiz, com um repertório de clássicos caipiras do interior paulista. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação.

Ainda dentro da Semana Nabor, duas apresentações movimentam o Casarão no dia 12. Às 19h30, é a vez da Camerata Jovem de Violões de Tatuí, criada em 1991 e que reúne alunos do nível intermediário do curso de Violão Clássico do Conservatório, que cumprem a disciplina de Prática de Conjunto.

Ao longo de seus vários anos de atuação, realizou apresentações em mais de 150 cidades no Brasil e fez uma turnê internacional pela Alemanha. Atualmente, se dedica ao repertório de transcrições e arranjos do variado acervo da biblioteca do Conservatório de Tatuí, sob a direção de Dagma Eid, desde o ano de 2020.

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é atração às 20h30. Fundado em 1993 e um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil, tem como objetivo desenvolver a capacidade de improvisação e prática de repertório, sempre baseados na pesquisa e divulgação do gênero.

Noite Sertaneja

Também no dia 12, mas no palco do Parque Ecológico, em frente à Prefeitura de Indaiatuba, acontece a 2ª Noite Sertaneja, com três atrações. Às 19h, é a vez de Giulia Agg com Segredos da Viola, show que promete transportar o público para as rodas de viola, onde cada música é uma história. Com muito sertanejo raiz, encontra espaço para surpreender com versões na viola de clássicos de Bon Jovi, Creedence, Guns N’Roses e Coldplay.

Por volta das 20h, quem sobe ao palco é Renan Teixeira, conhecido em diversas casas de Indaiatuba e região, e que em dezembro de 2022 lançou a música que abre o primeiro EP de sua carreira. O single ganhou um videoclipe que contou com a direção de vídeo de Rafael Gandara e a participação da Miss Goiás 2022, Denise Araújo.

Fechando a programação, às 21h, é a vez de Kelvin Araújo, cantor e compositor que iniciou sua carreira aos 7 anos de idade e recentemente lançou Sofrendo à Moda Antiga, seu novo single acompanhado de um clipe com bastante referência ao sertanejo raiz.

Noite do Rock

Quatro bandas agitam a 1ª Noite do Rock no Maio Musical no dia 13. Às 18h, a Black Mapache apresenta Out of the Woods, projeto que retrata a trajetória da banda, do cover ao autoral, da origem ao momento atual, visando fomentar não só a música autoral na cidade, mas a ousadia, a criatividade e a resiliência para seguir.

Hutal convida Glebbo é atração às 19h, com a banda local apresentando um som mais dançante, com muita energia e vibe positiva. A Hutal vem abrindo shows de nomes consagrados da música brasileira como Esteban Tavares, Far from Alaska, Zimbra, Glória, Cefa e Melim.

Quem se apresenta às 20h é a banda Imortais, com Somos Tão Jovens, que resgata as melhores canções escritas por Renato Russo para a Legião Urbana. Por fim, às 21h, a Classic Roxx traz Top of the Pops, com diversos clássicos do rock.

Ainda no dia 13, às 20h, a Sala Acrísio de Camargo recebe o musical A Bossa é Nova, da Yara Produções Artísticas, com roteiro original criado pela atriz e diretora Regina Rebello, através de pesquisas e vivências nos anos 60, unindo ideias e criações dos atores. A montagem surgiu através de estudos do tema no ano de 2021 e a necessidade em montar um musical autoral com ritmos brasileiros.

O gênero musical Bossa Nova foi então escolhido para ajudar a contar essa história linda e encantadora, além de fazer referência a uma época cheia de histórias em nosso país. O elenco conta com André Pires, Fernanda Napoli, Isafer Matos, Laís Licco, Leandro Mendes, Letícia Napoli, Lucas Andrade, Lu Portilho, Paulo Longares, Rafael Cavacchini, Regina Rebello, Vivian Martin e Yara de Napoli.

No domingo, dia 14, a programação tem início às 10h, com mais uma Roda de Choro do Núcleo Nabor Pires Camargo no Casarão, encerrando a Semana Nabor. Comandada pelos professores do núcleo, a apresentação é aberta a todos que quiserem participar, basta levar seu instrumento.

Luiza Possi

No domingo, dia 14, em celebração ao Dia das Mães, a Camerata Filarmônica de Indaiatuba recebe Luiza Possi no palco do Parque Ecológico e apresentam um repertório com grandes sucessos da cantora, como Dias IguaisTudo Certo, Além do Arco-Íris (versão em português de Over the Rainbow) e vários medleys para agitar o público com canções de Tim Maia, Lulu Santos, entre outras surpresas.

O concerto possui direção artística e regência da maestrina Natália Laranjeira e marca também a comemoração de nove anos de atividades da ACAFI (Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba) com a participação de músicos da Camerata Jovem, projeto educacional mantido pela associação.

PROGRAMAÇÃO

9 de maio, no Casarão Pau Preto
19h30 – Lucas Arantes Duo, com Paulinho da Viola no Choro

10 de maio, no Casarão Pau Preto
16h – Workshop de Violão com Dagma Eid
19h30 – Recital com Dagma Eid

11 de maio, no Casarão Pau Preto
19h30 – Quarteto Vê Se Gostas, com Waldir Azevedo: 100 Anos

11 de maio, no Ciaei
19h30 – Orquestra Jovem de Indaiatuba e Amigos da Viola, com Clássicos do Sertanejo Raiz

12 de maio, no Parque Ecológico
2ª Noite Sertaneja

19h – Giulia Agg, com Segredos da Viola
20h – Renan Teixeira
21h – Kelvin Araújo

12 de maio, no Casarão Pau Preto
19h30 – Camerata Jovem de Violões de Tatuí
20h30 – Grupo de Choro de Tatuí

13 de maio, no Parque Ecológico
1ª Noite do Rock
18h – Black Mapache, com Out of the Woods!
19h – Hutal, com Hutal convida Glebbo
20h – Imortais, com Tributo a Legião Urbana - Somos Tão Jovens
21h – Banda Classic Roxx, com Top of the Pops

13 de maio, no Ciaei
20h – Espetáculo musical A Bossa é Nova

14 de maio, no Casarão Pau Preto
10h – Roda de Choro do Núcleo Nabor Pires Camargo

14 de maio, no Parque Ecológico
19h30 – Luiza Possi e Camerata Filarmônica de Indaiatuba

LOCAIS

Casarão Cultural Pau Preto – entrada franca
Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro

Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei – ingressos disponíveis uma hora antes da apresentação
Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina

Palco do Parque Ecológico (em frente à Prefeitura de Indaiatuba) – aberto ao público
Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800, Jardim Esplanada

Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá Indaiatuba – ingresso trocado por um litro de leite
Rua 15 de Novembro, 1.200, Centro

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!