Portal de Indaiatuba

Quarta-feira, 24 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Região

PADILHA PROMETE APOIO A PROJETO DO CONSIMARES

Ministro das Relações Institucionais se reuniu com representantes dos municípios na manhã de sábado (2) em hortolandia.

PADILHA PROMETE APOIO A PROJETO DO CONSIMARES
Maurício Baroni, prefeito de Elias Fausto e presidente do Consimares, apresentou ao ministro Alexandre Padilha o projeto da usina que produz eletricidade a partir do lixo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O prefeito Maurício Baroni e os demais prefeitos das cidades que compõem o Consimares - Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos - recebeu na manhã de sábado (2) o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na cidade de Hortolândia. No encontro foi discutido o projeto de construção de uma usina que gera energia a partir do lixo em Nova Odessa. 

Segundo Padilha, um cronograma do projeto deve ser estabelecido a partir de uma reunião com os prefeitos em Brasília (DF) no dia 14 de junho. "Vamos poder apresentar isso aos ministérios e, a partir daí, vamos poder ter um cronograma, porque tem que ser feito um leilão, que é organizado pelo Governo Federal. Empresas privadas participam desse leilão e a partir daí o cronograma de execução destas obras", explica Padilha.

O ministro destacou, ainda, que pretende levar à reunião na capital federal, que também terá a participação dos ministérios do Meio Ambiente e das Cidades, questões de proteção ambiental e um programa de apoio aos trabalhadores de materiais recicláveis.

Juntos, os municípios de Sumaré (SP), Santa Bárbara d'Oeste (SP), Nova Odessa, Monte Mor (SP), Hortolândia, Elias Fausto (SP) e Capivari (SP), que participaram do encontro, produzem 700 toneladas de resíduos por dia. A tecnologia que produz eletricidade a partir do lixo já existe em outros países. O projeto prevê ainda a implantação da rede de cooperativas de reciclagem para gerar renda a catadores.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!