Portal de Indaiatuba

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Educação

Gravidez na Adolescência é tema de roda de conversa na terça-feira (7)

Evento acontece no Caps IJ com palestras de ginecologista, enfermeira e psicóloga

Gravidez na Adolescência é tema de roda de conversa na terça-feira (7)
Divulgação RIC/PMI
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Logo no início de fevereiro acontece a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que ocorre do dia 1 a 8. Pensando nisso, na terça-feira (7) acontecerá uma roda de conversa com os pacientes do Caps IJ (Centro de Apoio Psicossocial Infanto-Juvenil) com palestras do médico ginecologista dr. José Pedroso Neto, da enfª Carla Sofia, da psicóloga Solange Mazzoni e da técnica de enfermagem Andrea Ruggeri.

Indaiatuba conta com o Programa Indaiatubano de Prevenção de Gravidez na Adolescência. Idealizado pelo médico e vice-prefeito, dr. Túlio Tomass do Couto, o programa tem como objetivo levar informação aos adolescentes sobre sexualidade, métodos contraceptivos e as consequências de uma gravidez indesejada na adolescência. “Dentre essas consequências, podemos citar o abandono escolar, problemas emocionais, a não qualificação para o mercado de trabalho entre outras”, comentou o idealizador do programa, o médico dr. Túlio.

Os principais fatores para ocorrência da gravidez na adolescência são a falta de informação sobre o corpo, sexualidade, dificuldade de diálogo com os pais, desconhecimento e/ou falta de acesso aos métodos contraceptivos. A Secretaria de Saúde de Indaiatuba fornece na rede pública diversos métodos contraceptivos, entre eles o DIU Mirena, Kyleena e Implanon para adolescentes na faixa etária do início da vida sexual até 19 anos. As adolescentes que optam pela inserção dos DIUs são encaminhadas ao Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança para avaliação e inserção do dispositivo. Em 2022 foram implantados 110 DIUs Mirena/Kyleena e mais 38 implanon nas adolescentes. Uma produção 24% maior do que em 2021.

As ações efetivas do programa são realizadas através de palestras, rodas de conversa nas escolas da rede estadual e privada, OSCs, UBS, Caps IJ, Cras e em parcerias com outras secretarias da Prefeitura. Somente em 2022 foram realizadas 50 palestras com a participação de mais de 3.200 adolescentes.

A ação da próxima terça-feira, no Caps IJ, dá início ao cronograma anual de palestras e rodas de conversas do Programa de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Indaiatuba. No primeiro momento será um evento fechado próprio para as pacientes e ao longo do ano as equipes chegarão até as escolas públicas e privadas.

Dúvidas podem ser esclarecidas no WhatsApp da Saúde (19) 99779-3856.

 

LEIA TAMBÉM:
Cursinho pré-Vestibular da Fiec está com inscrições abertas

 

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!