Portal de Indaiatuba

Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Notícias Elias Fausto

GCM PRENDE HOMEM POR MAUS TRATOS ANIMAIS

Reincidente no mesmo crime responderá em liberdade

GCM PRENDE HOMEM POR MAUS TRATOS ANIMAIS
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Guarda Civil Municipal de Elias Fausto prendeu em flagrante no final da tarde de quinta-feira (4) João Lino Oliveira de 65 anos apontado como responsável por uma égua que estava em visível estado de abandono num terreno à Rua Jose Barrera no Jardim Mário Covas, em frente ao CRAS. Uma denúncia feita ao Centro do Bem Estar Animal originou a solicitação da GCM para averiguação junto com a médica veterinária do Centro Milena Caroline De Arruda Silva. No local a veterinária constatou a prática de maus tratos ao animal que estava sem ração, sem água e sem pasto. A égua apresentava emagrecimento progressivo, abdômen distendido e carrapatos na região de tábua e abaixo da garganta. Há também suspeita de que o animal esteja sofrendo de erliquiose, uma doença grave que pode ser transmitida para humanos. O animal foi recolhido ao Centro de Bem Estar Animal da Prefeitura de Elias Fausto para mais exames e tratamento.

Égua não tinha água nem ração nem pasto e estava muito desnutrida.

João Lino, que já foi coordenador da Guarda Municipal de Elias Fausto na gestão anterior a do prefeito Maurício Baroni e é reincidente, pois já responde por maus tratos a animais, artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) em duas outras situações registradas na delegacia local, uma em 2019 e outra em 2021. A pena para esse crime é de reclusão, de cinco a seis meses, ou multa. Se o animal morrer a pena é aumentada de um sexto a um terço. José Maria dos Santos, que acompanhou a operação de resgate do animal a distância elogiou o trabalho da Guarda Municipal e do Bem Estar Animal: “É uma judiação ver um animal sofrendo como esse aí, é desumano, ainda bem que a gente tem aqui uma guarda prestimosa e um pessoal que cuida dos animais com amor”, enfatizou.

Animal apresentava visiveis sinal de maus tratos e com suspeita de doença transmissível a humanos.

João Lino foi procurado pela resportagem do Portal de Indaiatuba e até o momento da veiculação desta máteria não retornou as chamadas.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!