Portal de Indaiatuba

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
Rádio Jornal
Rádio Jornal

Colunas/BUSINESS NEWS RMC

Região de Campinas é a segunda maior geradora de empregos em 2023

Região de Campinas conta com um total de 737,8 mil pessoas na informalidade ou desempregadas.

Região de Campinas é a segunda maior geradora de empregos em 2023
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O emprego com carteira assinada no Estado de São Paulo ultrapassou a marca de meio milhão de vagas criadas entre janeiro e outubro do ano passado, segundo a pesquisa Emprego Formal, da Fundação Seade do Governo de SP. Somente em outubro, o estoque de vagas aumentou 0,5% em relação a setembro, com 69 mil novos postos de trabalho a partir de 621 mil admissões e 552 mil desligamentos.

Em relação ao período dos últimos 12 meses, São Paulo obteve saldo de 403 mil novos empregos “7,1 milhões de admissões e 6,7 milhões de desligamentos”, com crescimento de 3,1%, muito próximo à média nacional de 3,4%. Esse saldo representa 28% do total de 1,5 milhão de novos empregos no país. Nesse período, todos os setores de atividade paulista mostraram resultados positivos na geração de empregos: serviços (239 mil), comércio (69 mil), construção (52 mil) indústria (29 mil), e agricultura (13 mil).

Os desempenhos mais expressivos de novembro de 2022 a outubro de 2023 ocorreram na capital (128 mil), cidades da Grande São Paulo (74 mil) e nas regiões de Campinas (61 mil), Sorocaba (21 mil) e São José dos Campos (21 mil). Juntas, essas áreas responderam por 76% dos empregos gerados no território paulista.

Ainda de acordo com o estudo, a região de Campinas conta com um total de 737,8 mil pessoas na informalidade ou desempregadas. Elas representam 33% de 2,25 milhões da população economicamente ativa da região.

Carnaval já agita o mercado: Azul terá 170 voos extras partindo de Campinas

Passadas as festas de final de ano, os brasileiros já começam a se organizar para o Carnaval, a maior festa popular do país. Com alta expectativa nas viagens dos foliões pelo Brasil, a Azul anunciou um aumento de 56% no número de voos extras para o feriado. Dos 265 voos dedicados as festividades, 64% partirão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, onde está localizado seu principal hub de conexão.

De acordo com a companhia, serão 170 voos adicionais partindo de Campinas com destinos a 60 cidades brasileiras, sendo o Nordeste e o Sul as regiões que mais receberão os acréscimos.

Durante o período do Carnaval, o dia com maior pico de voos extras será dia 9 de fevereiro, com 170 decolagens partindo de Campinas. Já no fim da folia, os dias com maior volume de voos adicionais serão 15 e 16 de fevereiro, com 16 e 17 voos, respectivamente.

“Atualmente, o Aeroporto de Viracopos é o principal terminal aéreo de conectividade da companhia e recebe, em média, cerca de 6 mil clientes locais por dia e 10 mil em conexões Com o incremento de malha no carnaval a partir da cidade, proporcionamos aos nossos clientes uma experiência única e agradável tanto para aqueles que querem curtir as festividades carnavalescas ou os que preferem aproveitar o feriado para descansar”, afirma Beatriz Barbi, gerente de Planejamento de Malha da Azul.

A movimentação em Viracopos beneficia a economia regional, especialmente setores como hotelaria, alimentação fora do lar e transportes de passageiros.

Campinas registra 189.227 empresas abertas em 2023; 40% de toda a RMC

O ano de 2023 mal terminou e Campinas apresenta um balanço positivo em indicadores socioeconômicos. Em outubro de 2023, o município contabilizou um total de 189.227 CNPJs ativos, correspondendo a 40,31% do total na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Dentro desse universo, 103.585 foram identificados como Microempreendedores Individuais, representando 38,75% do total dessa categoria na RMC. Dos 85.642 restantes, 57.392 foram categorizados como Microempresas, 12.532 como Empresas de Pequeno Porte, e os 15.718 restantes foram classificados de outras formas, abrangendo, respectivamente, 40,02%, 41,84% e 44,11% do total da Região Metropolitana.

Os dados são parciais e foram extraídos de documento produzido com base nas informações contidas no Informativo do Observatório da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) de novembro de 2023, no âmbito do acordo de cooperação técnica estabelecido com a Prefeitura de Campinas, e outras informações monitoradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas.

No mês de outubro de 2023, houve o surgimento de 2.755 novas empresas, marcando um aumento de 9,67% em comparação com setembro do mesmo ano e um crescimento de 15,12% em relação a outubro de 2022. Esse total representa 49,76% dos CNPJs abertos na Região Metropolitana durante o mês. Ao longo do ano, Campinas registrou a criação de 28.534 novas empresas, correspondendo atualmente a 49,72% do total de empresas estabelecidas na Região Metropolitana de Campinas. No acumulado do ano, o saldo positivo atinge 13.003, equivalendo a 47,16% do saldo total positivo da Região Metropolitana.

Esse cenário positivo teve impacto direto no saldo entre aberturas e fechamentos de Microempreendedores Individuais, gerando um saldo positivo de 1.032. Esse resultado indica um aumento de 47% em comparação com setembro e um acréscimo de 1,67% em relação a outubro de 2022. Em relação ao saldo total da Região Metropolitana, Campinas contribuiu com 38,12%, e no acumulado anual, Campinas apresenta um saldo positivo de 9.567, correspondendo a 34,70% do saldo total da Região Metropolitana.

CURTAS

CPQD apoia projeto inovador em tecnologia 5G

O Ministério das Comunicações e o Governo do Distrito Federal iniciaram os testes de projeto pioneiro para uso da tecnologia 5G FWA (Fixed Wireless Access) em escolas de Brasília. A iniciativa conta com o apoio do CPQD, da Intelbras e das prestadoras TIM e Claro. O projeto é um piloto que busca avaliar a possibilidade de uso da tecnologia 5G em sala de aula, sendo uma alternativa para conectar as mais de 138 mil escolas públicas de educação básica no Brasil até 2026. Para isso, será utilizado um roteador que vai se conectar à internet pelo 5G de uma operadora e distribuir o sinal de internet localmente por meio da criação de uma rede Wi-Fi.

Supermercados Pague Menos fecha 2023 com 35 lojas

Com duas inaugurações na RMC – Campinas e Santa Bárbara D´Oeste - no final do ano passado, a rede Supermercado Pague Menos fechou 2023 com 35 lojas. Para este ano, a rede tem no planejamento ainda mais abertura de unidades.

Estado investe em obras de turismo na região

Governo do Estado de São Paulo anunciou no final do ano passado a liberação de R$ 335 milhões para obras no setor de turismo. Na região de Campinas, foram assinados 40 convênios, com investimentos de R$ 67,5 milhões. Os recursos serão repassados pela Secretaria de Turismo e Viagens, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos

 

 

 

 

Comentários:
Business News RMC

Publicado por:

Business News RMC

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!